Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Fotos que mostram ‘governo federal trabalhando’ são antigas e foram tiradas em rodovia estadual de SP 

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.jun.2021 | 15h20 |

Circula pelas redes sociais uma montagem com o antes e depois de um trecho de uma estrada. A legenda da imagem afirma que enquanto “parasitas” atacam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governo federal estaria trabalhando e finalizando obras para a população. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Enquanto os parasitas atacam o Presidente, o governo federal segue trabalhando… Imagem linda”
Texto em imagem que, até as 15h do dia 8 de junho de 2021, tinha compartilhado por mais de 800 pessoas no Facebook

FALSO

O trecho da estrada mostrado nas imagens não foi pavimentado pelo governo federal, e nem durante a gestão de Bolsonaro. As fotografias mostram a SP-321 (Rodovia Cezário José de Castilho), sob responsabilidade do governo do estado de São Paulo. Obras de duplicação na estrada, em um trecho de 67 quilômetros entre as cidades de Bauru e Catanduva, foram concluídas pelo governo paulista em 2015. A imagem da obra finalizada pode ser vista no perfil do Flickr do Governo de São Paulo e também no site Fotos Públicas

Em fevereiro de 2015, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou a estrada que, segundo as autoridades paulistas, recebeu um investimento de R$ 186,2 milhões. 

A foto da estrada ainda em construção pode ser encontrada na ferramenta de busca reversa Tineye, que registra que essa imagem esteve presente no site do governo de São Paulo em setembro de 2014. Ela não aparece mais no site. Contudo, é possível reparar, comparando as duas fotos, que se trata da mesma localidade.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo