A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que jovem pedindo ‘maconhaço’ pró-Lula é filha de Maria do Rosário

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
10.jun.2021 | 19h05 |

Circula pelas redes sociais o vídeo de uma jovem fazendo um convite para um grande “maconhaço” em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da democracia. O evento teria sido marcado durante a pandemia da Covid-19. Segundo a legenda, a garota que aparece na gravação e que estaria organizando o protesto seria filha da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“EM QUARENTENA, filha de Maria do Rosário organiza manifestação a Lula”

Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 17h de 10 de junho de 2021, tinha mais de 75 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A mulher que aparece no vídeo não é filha da deputada Maria do Rosário. A gravação foi publicada originalmente na página humorística Fernanda Minazzi – um trocadilho com o termo “feminazi”, usado para chamar feministas de radicais –, que costuma satirizar pautas da esquerda. Em 2019, a própria humorista já chegou a publicar um post para dizer que não é filha da parlamentar, e que esperava ser chamada pela Comissão Parlamentar de Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News para esclarecer o fato. 

Não é a primeira vez que vídeos desse canal são usados para dizer que a jovem é filha da parlamentar. Em 2019, a Lupa desmentiu outro vídeo que circulou nas redes sociais com a falsa informação que a comediante seria filha da deputada. Na gravação, ela defendia traficantes, dizendo que são apenas pessoas marginalizadas e que “ajudam” muito os estudantes. Além do vídeo, a publicação circulava com uma foto real da filha de Maria do Rosário, dando a entender que se tratava da mesma pessoa. Em abril desse ano, perfis de extrema-direita voltaram a atacar a filha da deputada com informações falsas.

Em nota, a assessoria de imprensa da deputada federal afirmou que se trata de um vídeo antigo, que circula de tempos em tempos. Também enviou o texto de um post publicado por Maria do Rosário no seu perfil oficial no Instagram em abril, desmentindo a publicação. “Infelizmente, em alguns momentos, vi minha própria filha ser atacada na internet, de forma vil. Muitos dos nossos algozes ocupam o governo federal e a base deste governo indecente”, escreveu. “E a mentira de tempos em tempos é reciclada e torna a emergir do esgoto da internet para nos atacar.”

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo