A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra jornalistas da CNN dizendo que popularidade de Bolsonaro cresceu

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.jun.2021 | 19h23 |

Circula pelas redes sociais um trecho do programa CNN 360º que diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou uma viagem para Belém (PA) e causou aglomeração ao andar na rua. Durante a gravação, as jornalistas Daniela Lima e Carol Nogueira comentam que a popularidade de Bolsonaro “vem crescendo”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

CNN tendo que admitir: Bolsonaro cresce nas pesquisas!”
Letreiro de imagem que, até as 18h do dia 11 de junho de 2021, foi compartilhado por 100 pessoas no Facebook

FALSO

A gravação analisada pela Lupa é verdadeira, mas é antiga e circula fora de seu contexto original. Ela foi publicada pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) em 14 de agosto de 2020. O vídeo mostra um trecho de programa da CNN, no qual as jornalistas Daniela Lima e Carol Nogueira comentam uma viagem do presidente Jair Bolsonaro a Belém (PA), feita no dia anterior. No vídeo, Daniela cita que pesquisas mostravam, na época, um aumento na popularidade do presidente. De lá para cá, as pesquisas registraram significativa piora na avaliação.

No mesmo dia, foi publicada uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha que mostrava crescimento da popularidade do presidente. Naquela época, 37% dos entrevistados achavam o governo Bolsonaro bom ou ótimo, enquanto 34% consideravam ruim ou péssimo. Outra pesquisa da mesma época, publicada pelo PoderData em 5 de agosto de 2020, mostrava que 45% da população aprovava o presidente e 45% reprovava. Em ambos os levantamentos, os números eram mais favoráveis ao presidente do que nas edições anteriores. Hoje, porém, os números são outros.

O levantamento mais recente sobre avaliação do governo feito pelo Datafolha, de 13 de maio, mostra que 45% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 24% consideram bom ou ótimo. Já a pesquisa mais recente do PoderData, publicada nesta quinta-feira (10), mostra que 54% da população desaprova o governo, enquanto 38% aprova.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo