A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Eriksen tomou vacina da Pfizer antes de parada cardíaca durante jogo da Eurocopa

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.jun.2021 | 17h00 |

Circula pelas redes sociais que o jogador de futebol Christian Eriksen, que teve uma parada cardíaca durante uma partida de futebol no último sábado (12), teria sido imunizado com a vacina da Pfizer em maio. O texto diz que o meio-campista, jogador da Inter de Milão e da seleção dinamarquesa, supostamente, teve um coágulo sanguíneo ou miocardite na ocasião, o que estaria conectado com sua vacinação. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

O médico-chefe e cardiologista da equipe italiana confirmou via rádio italiana que Eriksen havia recebido a vacina Pfizer em 31 de Maio. Há especulações de que ele teve coágulo sanguíneo ou miocardite, nada ainda confirmado em relação à vacina, mas o questionamento é grande”
Mensagem que, até as 17h do dia 14 de junho de 2021, tinha sido retuitada por mais de mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em entrevista ao canal Rai Sport, o diretor executivo do Inter de Milão, Giuseppe Marotta, disse que o jogador Christian Eriksen ainda não foi vacinado contra a Covid-19, e que ele nunca teve a doença. Nas redes sociais do meio-campista (aqui e aqui), não há nenhuma referência a sua suposta vacinação.

O boato começou a circular fora do Brasil e originalmente citava o nome da rádio italiana supostamente responsável pela informação, a Radio Sportiva. No Twitter, o próprio veículo desmentiu a informação no domingo (13).

 

No sábado (12), em Copenhague, Eriksen teve um mal súbito em campo durante partida entre a Dinamarca e a Finlândia, válida pela primeira rodada da Eurocopa. O médico da seleção dinamarquesa, Morten Boese, disse que o jogador teve uma parada cardíaca. O motivo desse problema de saúde ainda não está claro, já que exames anteriores não apontavam problemas de saúde. Em nota, a Associação Dinamarquesa de Futebol (DBU, em inglês) comunicou que Eriksen está melhorando rapidamente e que se encontra no hospital em condição estável.

Essa informação também foi verificada pelo site Fato ou Fake, e, no exterior, pela agência de notícias Reuters.   

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo