Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Foto de manifestação com motos e parapentes foi tirada na Lituânia, não em ‘motociata’ de Bolsonaro

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.jun.2021 | 14h20 |

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra diversas motocicletas em uma rodovia, além de pessoas voando em parapentes. A publicação sugere que a cena foi registrada durante a “motociata” promovida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último sábado (12), em São Paulo. De acordo com a legenda, o ato promovido pelo chefe do Executivo não teve “depredação” e nem “drogados” porque se tratava de um evento da “direita”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Bunda de fora? Não teve! Depredação de patrimônio público? Não teve! Drogados? Não teve! Crucifixo no cool? Não teve! Sabe pq? Aqui é direita! É honestidade, é família, é amor, é Deus acima de todos!”
Foto que circula pelo Facebook que, até as 11h20 de 15 de junho de 2021, tinha sido compartilhado 680 vezes

FALSO

A fotografia analisada pela Lupa não foi tirada no Brasil e, sim, na Lituânia. Por meio de uma busca reversa, chega-se à imagem original, publicada pela primeira vez em 23 de agosto de 2020 no perfil no Twitter do canal bielarrusso NEXTA. Isso foi 10 meses antes do ato de Bolsonaro que reuniu motociclistas na capital paulista. Não há nenhum registro de participação de parapentistas ou paraquedistas no evento do último sábado (12). 

A foto que viralizou como sendo atual foi tirada, na verdade, durante um protesto realizado no ano passado na fronteira entre os países Lituânia e Belarus, no Leste da Europa. Na ocasião, cerca de 50 mil pessoas participaram do ato em solidariedade aos bielorrussos, que na época protestavam contra o governo autoritário do país.

Ao comparar as fotos feitas durante o ato do dia 12 de junho por algumas avenidas da cidade de São Paulo, é possível notar diferenças como a paisagem, por exemplo. Enquanto que a passeata de Bolsonaro foi realizada em um trajeto urbano, onde é possível observar prédios no entorno, o protesto na Lituânia ocorreu em uma rodovia localizada em região rural, onde aparecem apenas áreas verdes próximas da estrada. Além disso, a vegetação é bastante diferente.

Um vídeo do canal Euronews, publicado em 24 de agosto do ano passado, mostra que além de motociclistas e parapentistas, os lituanos também participaram do ato a pé e em bicicletas. Outros detalhes, como as bandeiras da Lituânia (uma com as cores amarela, verde e vermelha e outra vermelha com o símbolo de cavaleiro no centro) que aparecem na estrada, à direita da imagem, também dão pistas de que a cena não foi registrada em São Paulo. 

Vale pontuar que essa mesma foto foi divulgada no começo de maio deste ano em por perfis bolsonaristas como se tivesse sido tirada durante a inauguração de uma ponte em Porto Velho (RO). Na época, o conteúdo foi desmentido pelo Estadão Verifica, Fato ou Fake e pela AFP Checamos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo