Tem certeza que deseja sair da sua conta?

No epicentro, ferramenta de visualização de dados da Lupa, vence a segunda edição do Sigma Awards

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.jun.2021 | 12h15 |

O projeto No epicentro, ferramenta de visualização de dados desenvolvida pela Lupa em 2020, foi um dos 13 vencedores, entre 1.054 inscritos, da 2ª edição do Sigma Awards. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16). O Sigma Awards é uma competição que premia as melhores produções de jornalismo de dados no mundo. Esse é o quinto prêmio internacional recebido pela Lupa por esse projeto, que visa ajudar o leitor a dimensionar o impacto da pandemia de Covid-19. 

“Este trabalho de jornalistas da Lupa contextualizou uma pandemia que às vezes parecia tão grande, tão devastadora, que o impacto se perderia em números absolutos. Isso foi especialmente verdadeiro no final de junho de 2020, quando 58.390 brasileiros já haviam falecido com a pandemia da Covid-19”, diz a mensagem única dos 21 membros do júri do Sigma. “O resultado final foi uma visualização construída sobre uma série de tarefas computacionais complexas, mas que coloca claramente as mortes no contexto da própria cidade ou bairro onde mora o leitor.”

“Esse projeto é um esforço de trabalho em grupo, a partir da percepção de que as mortes para a Covid-19 estavam se transformando em meras estatísticas no Brasil. Desenvolvemos esse storytelling para tornar a dimensão dessa tragédia mais compreensível para os brasileiros”, diz Gilberto Scofield Jr., diretor de Negócios e Estratégia da Lupa

“Receber mais este prêmio por No epicentro é um reconhecimento enorme do trabalho que a Lupa faz desde 2015 para qualificar a informação que circula na sociedade, ajudando a tomar melhores decisões. A equipe que concebeu e desenvolveu esse produto esteve, o tempo todo, preocupada em gerar sensibilidade e empatia a partir de dados tão alarmantes. E todas as honras que recebemos com ele mostram que tomamos o caminho certo nas escolhas que fizemos”, diz Natália Leal, diretora de Conteúdo da Lupa.

O projeto

E se todos os mortos por Covid-19 fossem seus vizinhos? Com essa pergunta em mente, a Lupa, em parceria com o Google News Initiative, desenvolveu No epicentro, uma ferramenta de visualização de dados para colocar o leitor no centro da epidemia, simulando como ficaria sua vizinhança se todos os mortos pela doença se concentrassem ao seu redor.  No site, que chegou a ser reproduzido pelo jornal americano The Washington Post, o usuário é convidado a inserir seu endereço e dar início a uma narrativa que reconta a evolução da Covid-19 no Brasil.

Antes de conquistar o Sigma, No epicentro já havia ganho outros quatro prêmios. Duas premiações foram dadas na edição de 2020 do Digital Media Awards Latam da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), anunciadas em novembro do ano passado: “Melhor Projeto de Visualização de Dados”, entre todos os concorrentes, e “Melhor Visualização de Dados”, na categoria “Mídias pequenas e locais”. 

No início deste ano, o projeto foi premiado mais duas vezes pela Society for News Design (SND). A aplicação desenvolvida pela Lupa com o apoio do Google News Initiative recebeu uma das medalhas de bronze da competição e o projeto foi considerada pelos jurados o “Best in Show” entre as pequenas redações que já haviam sido premiadas com medalhas na 42ª edição do prêmio, o Oscar do design de notícias mundial. O ‘Best in Show’ é um título que reconhece os melhores trabalhos individuais de toda a competição, que este ano contou com 1.764 projetos inscritos. Todos os 21 juízes avaliam cada prêmio. Os prêmios são divididos por porte organizacional para levar em consideração os desafios enfrentados por redações de diferentes tamanhos. A Agência Lupa ganhou na categoria Small Newsroom (pequena redação).

No Epicentro  faz com que os números frios sejam pessoais e próximos, dando uma dimensão humana à tragédia”, explicou Alberto Cairo, um dos maiores profissionais de visualização de dados do mundo, que coordenou o trabalho. Da concepção ao produto final, No epicentro demorou cerca de dois meses para ficar pronto. Além de Cairo, três profissionais especializados em jornalismo e narrativas visuais com dados trabalharam no desenvolvimento do produto: o designer Vinicius Sueiro, o jornalista-programador Rodrigo Menegat e o desenvolvedor Tiago Maranhão. 

Sigma Awards

O Sigma Awards é uma premiação que celebra “o melhor do jornalismo de dados no mundo”. Na edição de 2021, 13 projetos, incluindo o No epicentro, foram premiados, incluindo reportagens da agência de notícias Reuters e do jornal norte-americano The New York Times. A lista completa de projetos vencedores e projetos que receberam menções você encontra aqui. Para os que se interessam em jornalismo de dados, todos os projetos já submetidos ao Sigma Awards (em 2020 e 2021) agora estão publicados em um banco de dados interativo no site do Sigma. O conjunto de dados completo também está disponível no GitHub, somando mais de mil trabalhos.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo