A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra governador da Bahia sem máscara dançando forró

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.jun.2021 | 16h25 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Jaques Wagner (PT-BA) dançando forró sem máscara. A legenda afirma que os políticos não seguem as medidas que eles mesmo indicam para a população. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

A TURMA DO FIQUE EM CASA E DA CPI DA CLOROQUINA TODOS SEM MÁSCARAS NO FORRÓ NO FINAL DE SEMANA NA BAHIA

 Governador da Bahia Rui Costa 

Senador da CPI Otto Alencar
Senador Jaques Wagner”
Mensagem que circula junto com vídeo no WhatsApp

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo. As imagens foram feitas em 2018, quando o governador da Bahia, Rui Costa, e os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner visitaram Irecê, município da Bahia. Ou seja, é anterior à pandemia da Covid-19. O vídeo foi postado originalmente no canal do YouTube ”Irecê BA minha cidade” em maio daquele ano. Em seu Twitter, Rui Costa postou outros vídeos e imagens mostrando que estava na região para inaugurar estradas e praças (veja aqui, aqui e aqui). 

No final do mês, o Jornal Grande Bahia indicou que o vídeo do governador dançando forró já estava sendo tirado de contexto para atacar o político. Naquela época, circulou pelas redes sociais que o governador estaria em uma festa enquanto os caminhoneiros entraram em greve. O veículo esclareceu que o vídeo era anterior à manifestação dos caminhoneiros. 

A iniciativa “Bahia contra Fake”, do governo da Bahia, indicou que a informação falsa voltou a circular pelas redes sociais neste ano. “Os responsáveis pela fake news serão denunciados e responsabilizados judicialmente pela disseminação das informações falsas na internet”, informou. 

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo