A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

No epicentro ganha medalha de bronze no Malofiej International Infographics Awards

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.jun.2021 | 18h59 |

A ferramenta de visualização de dados No epicentro (“At the epicenter”), desenvolvida pela Lupa em 2020, ganhou uma medalha de bronze na categoria “formato inovador” do Malofiej International Infographics Awards, que premia os melhores projetos de infografia jornalística do mundo. Nada menos que 1.144 trabalhos de 171 veículos de mídia de 32 países concorreram este ano, com 156 medalhistas anunciados nesta quinta-feira (17).

A 29ª edição do Malofiej International Infographics Awards, organizado pela Society for News Design Spain (SNDE) e pela Escola de Comunicação da Universidade de Navarra, nomeou os premiados. A série ‘Um Diário Visual da Quarentena’, produzida pela agência Errea Comunicación para o jornal “Diario de Navarra”, da Espanha, ganhou o prêmio Best of Show – o maior prêmio do concurso – na categoria impressa. O prêmio Best of Show na categoria digital foi para o jornal “El País”, da Espanha, pelo trabalho ‘Uma sala, um bar e uma sala de aula: como o coronavírus se propaga pelo ar’.

A medalha ganha por No epicentro no Malofiej acontece um dia depois do anúncio de que a ferramenta foi um dos 13 vencedores entre os 1.054 trabalhos inscritos da 2ª edição do Sigma Awards. Esse é o sexto prêmio internacional recebido pela Lupa por esse projeto, que visa ajudar o leitor a dimensionar o impacto da pandemia de Covid-19. 

“Esse projeto é um esforço de trabalho em grupo, a partir da percepção de que as mortes para a Covid-19 estavam se transformando em meras estatísticas no Brasil. Desenvolvemos essa narrativa, visual e em storytelling, para tornar a dimensão dessa tragédia compreensível para os brasileiros”, diz Gilberto Scofield Jr., diretor de Negócios e Estratégia da Lupa

No epicentro é um produto inovador para a Lupa e foi um grande desafio concretizá-lo. Quando começamos a trabalhar nele, o Malofiej era um sonho distante, que agora se concretiza, assim como outros prêmios que recebemos no último ano. Todos esses reconhecimentos nos motivam a seguir buscando a nossa inovação real e apostando nas boas ideias que surgem no nosso time”, diz Natália Leal, diretora de Conteúdo da Lupa.

O projeto

E se todos os mortos por Covid-19 fossem seus vizinhos? Com essa pergunta em mente, a Lupa, em parceria com o Google News Initiative, desenvolveu No epicentro, uma ferramenta de visualização de dados para colocar o leitor no centro da epidemia, simulando como ficaria sua vizinhança se todos os mortos pela doença se concentrassem ao seu redor.  No site, que chegou a ser reproduzido pelo jornal americano The Washington Post, o usuário é convidado a inserir seu endereço e dar início a uma narrativa que reconta a evolução da Covid-19 no Brasil.

Antes de conquistar o Sigma, No epicentro já havia ganho outros quatro prêmios. Duas premiações foram dadas na edição de 2020 do Digital Media Awards Latam da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), anunciadas em novembro do ano passado: “Melhor Projeto de Visualização de Dados”, entre todos os concorrentes, e “Melhor Visualização de Dados”, na categoria “Mídias pequenas e locais”. 

No início deste ano, o projeto foi premiado mais duas vezes pela Society for News Design (SND). A aplicação desenvolvida pela Lupa com o apoio do Google News Initiative recebeu uma das medalhas de bronze da competição e o projeto foi considerada pelos jurados o “Best in Show” entre as pequenas redações que já haviam sido premiadas com medalhas na 42ª edição do prêmio, o Oscar do design de notícias mundial. O ‘Best in Show’ é um título que reconhece os melhores trabalhos individuais de toda a competição, que este ano contou com 1.764 projetos inscritos. 

No Epicentro  faz com que os números frios sejam pessoais e próximos, dando uma dimensão humana à tragédia”, explicou Alberto Cairo, um dos maiores profissionais de visualização de dados do mundo, que coordenou o trabalho. Da concepção ao produto final, No epicentro demorou cerca de dois meses para ficar pronto. Além de Cairo, três profissionais especializados em jornalismo e narrativas visuais com dados trabalharam no desenvolvimento do produto: o designer Vinicius Sueiro, o jornalista-programador Rodrigo Menegat e o desenvolvedor Tiago Maranhão.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo