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Lupa muda estrutura e se consolida como hub de soluções no combate à desinformação

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.jun.2021 | 10h00 |

A Lupa comunica nesta segunda-feira (21) uma nova estrutura gerencial. Com foco na inovação real, na análise de tendências e na tecnologia, a agência investe em um modelo de gestão horizontal de entregas, centrado no usuário e na proposta de soluções de combate à desinformação com jornalismo e educação, em sintonia com o mercado. Também muda a estrutura organizacional da empresa, com novas diretorias e um Conselho de Educação, além dos já existentes.

A jornalista Natália Leal assume a Diretoria-Executiva da empresa. Como CEO, Leal estará a cargo da gerência estratégica das quatro novas diretorias da Lupa — Produto, Operações, Marketing e Relacionamento e Negócios —, além da governança da empresa e das questões ligadas à sustentabilidade do negócio. Quatro conselhos vão auxiliar a diretoria a acompanhar as tendências dos cenários da desinformação, do jornalismo e da educação: Editorial, de Educação, de Ética e de Negócios.

O trabalho de reestruturação da Lupa ouviu os diferentes públicos da empresa e as pessoas que fazem parte dela para chegar a um modelo de negócio que atenda às demandas do mercado. A área de Produto integra o jornalismo e a educação como core business da empresa, partindo da tecnologia e da inovação real para oferecer as melhores e mais reconhecidas soluções e experiências de combate à desinformação aos seus clientes e parceiros. Nesta área estará a coordenação de Audiência e Engajamento, responsável pela comunicação com os leitores nas mais diferentes plataformas e pela análise de dados e insights para criação de novos produtos.

Gilberto Scofield Jr. assume a nova Diretoria de Marketing e Relacionamento. Com mais de 30 anos de experiência no mercado jornalístico, ele estará à frente da estratégia e da execução da comunicação institucional e do marketing dos produtos, serviços e da marca Lupa, além da comunicação interna e do relacionamento com os parceiros. Scofield Jr. também irá traçar as políticas de eventos da empresa, a representação institucional e o engajamento em premiações. 

Douglas Silveira vai liderar a nova Diretoria de Operações, sendo responsável pela gestão operacional de produtos e projetos da Lupa, garantindo que todas as rotinas sejam gerenciadas e administradas da forma mais eficiente e rápida possível. Isto inclui a co-criação e a operacionalização de produtos e projetos e as gestões financeira, fiscal, contábil e pessoal da Lupa, além das áreas de orçamentos e precificação.

Com a nova estrutura, a Lupa terá uma gestão horizontal de entregas, de forma a garantir que todas as áreas se envolvam em produtos e projetos em diferentes momentos. A equipe permanece intacta e tende a crescer, entregando projetos e produtos de jornalismo e educação diariamente e atendendo a todos os clientes da agência.

Confira os perfis dos executivos da Lupa

NATÁLIA LEAL é jornalista, especialista em Recursos Humanos e cursa especialização em Gestão Empresarial. Em maio deste ano, foi escolhida pelo Centro Internacional Para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) para receber o Prêmio Knight Internacional de Jornalismo de 2021. Leal foi reconhecida por seu trabalho à frente da equipe de jornalismo da Lupa no combate à desinformação a partir do fact-checking e da educação midiática. Tem mais de 12 anos de experiência em gestão de conteúdo e de pessoas em redações no Brasil. Foi repórter, editora, chefe de reportagem e coordenadora de produção em jornais e sites do país, como Band, Terra, Zero Hora, Diário Catarinense e Poder360. Ao longo dos últimos anos, focou seu trabalho, principalmente, na cobertura diária de política e economia, com atuação multiplataforma e no desenvolvimento de novos produtos digitais. Foi aluna do LupaEducação e trabalha desde novembro de 2017 na coordenação da produção de conteúdo da Lupa. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas. 

GILBERTO SCOFIELD JR. é executivo de comunicação e marketing com especialização em comunicação e marketing digital. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe, consultor de comunicação da secretaria de comunicação da Presidência da República. Foi editor do jornal e do site de O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente em Pequim, na China, e dois anos em Washington, nos EUA. Em 2000, assumiu o então inédito cargo de editor de conteúdo do portal de finanças iG Finance. Já escreveu para Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época, iG Finance e O Globo. É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da UFRJ, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho e possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. É um dos autores do livro “Pós-verdade e Notícias falsas: reflexões sobre a guerra das narrativas ”, coletânea de artigos sobre desinformação publicada em 2020 pela Editora Cobogó. Entrou como conselheiro editorial da Lupa em 2017 e em 2019 assumiu a Diretoria de Negócios e Estratégia.

DOUGLAS SILVEIRA é formado em Publicidade e Jornalismo pela PUC-Rio, pós-graduado em Filosofia pela UnB e possui MBA em Marketing Digital pela FGV-Rio. De 2001 a 2007, trabalhou na programação do Canal Futura, atuando também na produção das três primeiras edições do Prêmio Gestão Escolar, da Fundação Roberto Marinho. De 2008 a 2016, foi gerente de Comunicação da TV Escola, canal do Ministério da Educação, em Brasília. Coordenou a oitava edição do Prêmio Professores do Brasil, do MEC. Em 2016, foi o redator responsável pela criação dos trailers das novelas da Rede Globo para o mercado internacional. Desde março de 2017, coordenava o programa LupaEducação.

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