A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem foto que mostra Lula e Haddad segurando bandeira com os dizeres ‘Lázaro é inocente’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.jun.2021 | 14h09 |

Circula pelas redes sociais uma fotografia que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) segurando uma bandeira com os dizeres: “Lázaro é inocente”, referência a Lázaro Barbosa, suspeito de realizar uma chacina em Ceilândia, no Distrito Federal, no início de junho.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:


“Lázaro é inocente”
Texto de imagem que circula pelo WhatsApp

FALSO

A imagem analisada pela Lupa foi editada para parecer que o ex-presidente Lula e o ex-ministro Fernando Haddad estariam apoiando o foragido Lázaro Barbosa. Na verdade, a fotografia original foi postada nas redes sociais do ex-presidente e mostra os petistas segurando uma faixa escrita “Lula é inocente”. Postada em novembro de 2019, a foto ilustra o momento em que Lula saiu da prisão de Curitiba, após permanecer 580 dias detido.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Não foi possível encontrar nenhuma manifestação de Lula apoiando Lázaro Barbosa. Até o momento, Lázaro permanece foragido. A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) comunicou que os policiais seguem realizando buscas para encontrar o criminoso. “O trabalho continua de forma ininterrupta envolvendo as polícias militar e civil de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além da DPOE/DF”, informou. 

Lázaro é o principal suspeito de matar uma família de quatro pessoas na Ceilândia Norte, no Distrito Federal, e é procurado desde o dia 9 de junho. Durante sua fuga, ele chegou a sequestrar uma família em Edilândia, Goiás, e feriu pelo menos 3 pessoas na região. Ele tem uma extensa ficha criminal e já foi preso em outros episódios

Correção feita no dia 23 de junho de 2021 às 15h: A checagem foi alterada para indicar que a faixa que os petistas estavam segurando dizia “Lula é inocente” — e não “Lula Livre”, como informado anteriormente.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo