Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra o Exército perfurando poço artesiano em Caicó, no Rio Grande do Norte

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.jun.2021 | 14h28 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o Exército perfurando um poço na cidade de Caicó (RN). A legenda diz que os militares encontraram água na região, que seria a mais seca do Nordeste, em um volume capaz de atender 3 mil famílias. Como o post foi publicado em junho de 2019 e não faz nenhuma referência a outras datas, dá a entender que isso ocorreu durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“O Exército brasileiro encontrou água em Caicó RN zona mais seca do Nordeste abastecera 3.000 familias vamos divulgar porque a midia lixo não faz”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até às 12h de 25 de junho de 2021, tinha mais de 36 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que mostra a perfuração do poço artesiano em Caicó foi gravado em 22 de setembro de 2015 – ou seja, não tem qualquer relação com o governo Bolsonaro. Na época, a prefeitura do município contratou o 1º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército para fazer as perfurações na região e, assim, reduzir os problemas com abastecimento de água. A Lupa desmentiu uma foto do mesmo poço, em março de 2019, que também estava sendo falsamente atribuída a uma obra de Bolsonaro.

O vídeo que mostra o momento em que jorra a água do poço foi publicado em 2015 por vários usuários no YouTube. Também ilustrou reportagens de veículos locais e blogs. Há dois anos, no entanto, a gravação voltou a ser compartilhada como se tivesse ocorrido em 2019. Mas recentemente, na mesma semana em que Bolsonaro visitou o Rio Grande do Norte, o vídeo voltou a circular nas redes sociais e também no YouTube sem que houvesse qualquer menção à data original em que foi registrado. A obra foi feita na área do antigo Hospital Psiquiátrico Milton Marinho, fechado em 2016.

Uma versão similar dessa checagem foi feita pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo