A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É montagem foto de cartaz da UFSM criticando Bolsonaro e senador Heinze

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.jun.2021 | 13h55 |

Circula pelas redes sociais uma foto de um suposto cartaz pendurado no portal de entrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, chamando o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) de “vergonha da UFSM” e pedindo a saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Senador Heinze vergonha da FSM. #Fora Bolsonaro genocida”
Texto em faixa que aparece em imagem publicada no WhatsApp

FALSO

A imagem analisada pela Lupa foi alterada digitalmente. A Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), de fato, pendurou uma faixa vertical na entrada do campus, mas o texto não cita nem o senador Luis Carlos Heinze, e nem pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. “UFSM em defesa da vida. #Juntos pela vacina”, diz o cartaz, que conta também com o símbolo da universidade.

Como é possível ver na imagem original, em nenhum momento a faixa cita políticos ou partidos. Buscando pelas redes sociais, também foi possível encontrar a faixa em um vídeo publicado pela entidade em seu site em abril deste ano. Na ocasião, profissionais da saúde estavam utilizando o campus da universidade como base para a aplicação de vacinas contra a Covid-19 na população da região.

Em nota, a assessoria de comunicação da UFSM, a universidade já está discutindo o caso internamente para tomar as medidas cabíveis. “Infelizmente, trata-se de uma montagem lançada nas redes sociais, que adultera a mensagem original que está em nosso arco, em defesa da vacinação”, disse a assessoria.

Vergonha

Durante a CPI da Covid, Heinze, que ganhou destaque por defender remédios sem eficácia comprovada pela ciência, disse ter “vergonha” da UFSM, instituição pela qual se formou em agronomia. Ele acusou a instituição de ter perdido qualidade por causa da “ideologia” — embora, na realidade, a UFSM seja a 21º melhor universidade do Brasil e a 3ª melhor do Rio Grande do Sul, segundo o Ranking de Universidades da Folha de S.Paulo.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo