Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Homem em vídeo não é ‘esquerdista’ elogiando Bolsonaro para outros ‘esquerdistas’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.jul.2021 | 18h59 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um homem elogiando o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A legenda que acompanha a gravação diz que ele seria um “esquerdista” falando bem do presidente para “outros esquerdistas”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Esse vídeo é de um esquerdista falando do presidente Bolsonaro para outros esquerdistas. Preste atenção nas palavras dele. Não acreditei no que ouvi…”
Legenda da imagem que, até as 18h do dia 30 de junho de 2021, foi compartilhada por mais de 200 pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O homem que aparece no vídeo é Fernando Melo, fundador do canal “Comunicação & Política” no YouTube, que se diz conservador em suas redes sociais. O vídeo foi publicado por Melo em seu Instagram e também pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em sua conta no Facebook, com as informações corretas. Posteriormente, a gravação passou a circular como se fosse o depoimento de um “esquerdista”.

Em suas redes sociais, Fernando Melo defende uma pauta conservadora na política e nos costumes. Ele já chegou a classificar homossexuais como pessoas que vão contra uma suposta ordem natural definida pela religião e que, por isso, não “são saudáveis” e “têm vícios”. Também afirmou, por exemplo, que “Deus abomina o homossexualismo”. Melo também defende Bolsonaro, tendo, inclusive, apoiado a manifestação a favor do presidente do dia 15 de março.

Em outras gravações, Melo afirmou que é conservador, embora ressalte que algumas pessoas duvidem disso. “Eu acho engraçado assim… tem gente que tá na rede social e falando: ‘poxa, o Fernando mudou de lado. Ele é um traidor, ele não é um verdadeiro conservador de direita’. Eu fico pensando assim. O cara tá lá no Twitter com um perfil anônimo. Ele coloca um nome fantasia, não coloca nem a própria foto, ou seja, esse cara não consegue ter uma atuação real na rede social (…) Aí eu saio da minha cidade, saio do meu município, né, venho aqui para o interior para formar base, para fazer grupo de estudo, ajudar a fundar instituto conservador, ajudar a trabalhar na prefeitura, na Câmara de Vereadores, mas não, eu não sou um verdadeiro conservador”, disse, em um vídeo

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo