A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

#Verificamos: Em 2019, revista elegeu Guedes melhor ministro da Economia da América Latina, e não do mundo

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.jul.2021 | 13h05 |

Circula pelas redes sociais um post dizendo que Paulo Guedes foi eleito como o melhor ministro da Economia do mundo, em 2019, pela revista britânica GlobalCapital. De acordo com a legenda, o prêmio foi concedido porque ele teria se destacado ao propor uma guinada liberal na política econômica, além de colocar em andamento reformas importantes para o país. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Ele merece! Paulo Guedes é eleito o melhor ministro da Economia do mundo. A revista britânica GlobalCapital elegeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, como o melhor ministro de finanças do mundo em 2019. Segundo a publicação, o ministro se destacou por propor uma guinada liberal na política econômica e dar encaminhamento a reformas estruturantes”
Texto de post publicado no Facebook que, até as 18h30 de 29 de junho de 2021, tinha mais de 81 mil compartilhamentos

EXAGERADO

A informação analisada pela Lupa é exagerada. A revista britânica GlobalCapital de fato concedeu um prêmio a Paulo Guedes em 2019, mas foi de melhor ministro da Economia da América Latina. A assessoria de imprensa do Ministério da Economia confirmou, em nota, que a honraria concedida pela publicação se referia apenas a essa região, e não ao mundo. A justificativa para o prêmio foi a aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso Nacional.

Outros ocupantes do cargo também foram eleitos como os melhores do ano em suas regiões em 2019: Djamshid Kuchkarov (Uzbequistão), na Europa Central e Oriental; Ken Ofori-atta (Gana), na África Subsaariana; Sonny Dominguez (Filipinas), na região Ásia-Pacífico; e Mohammed Maait (Egito), no Oriente Médio e Norte da África (Mena). Nenhum deles recebeu um prêmio adicional de melhor ministro do mundo, porque a GlobalCapital não faz essa escolha. Em 2020, o melhor ministro da Economia do ano para a América Latina foi Richard Martinez, do Equador.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo