Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Foto e vídeo de ‘motociata’ bolsonarista que circulam nas redes foram tiradas em SP, e não no RS

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.jul.2021 | 16h34 |

Circula pelas redes sociais uma fotografia que mostra uma motociata liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A legenda que acompanha a imagem indica que o registro teria sido feito neste fim de semana durante uma manifestação pró-governo no “Sul”. Nesta semana, o presidente voltou a participar de um passeio de moto com apoiadores, desta vez em Porto Alegre (RS). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

MOTOCIATA GIGANTE NO SUL HOJE. AQUI VCS NAO IRÃO SE CRIAR MAIS NÃO!”
Legenda da imagem que, até as 15h do dia 12 de julho de 2021, foi compartilhado com 978 pessoas no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga. O registro foi feito no mês passado, no dia 12 de junho, em São Paulo, durante uma motociata que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A foto pode ser vista no perfil do Twitter de Filipe Martins, assessor especial para assuntos internacionais de Bolsonaro. Portanto, ela não tem relação com o evento que aconteceu no último fim de semana em Porto Alegre (RS). 

No último sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro participou de mais uma motociata, desta vez realizada em Porto Alegre. Antes disso, ele realizou eventos similares em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Chapecó (SC). 

Na motociata em São Paulo, seguidores do presidente chegaram a afirmar que havia 1 milhão de pessoas, e que o Livro Guinness dos Recordes teria registrado um recorde mundial em eventos do tipo. A Lupa verificou que essas duas informações eram falsas. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo indicou que aproximadamente 12 mil motos participaram.


 

“PORTO ALEGRE É DEMAIS!”
Legenda de vídeo que, até as 17h do dia 12 de julho de 2021, foi compartilhado com 2 mil pessoas no Facebook

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo e não tem relação com a manifestação em Porto Alegre. Assim como a imagem verificada anteriormente, ele também foi feito no dia 12 de junho deste ano, quando Bolsonaro participou de uma motociata em São Paulo. A gravação pode ser conferida no canal do YouTube do jornal Poder360

A gravação também foi publicada pelo presidente Bolsonaro em suas redes sociais, no sábado, como se fosse recente. Contudo, após ser alertado por seguidores, ele apagou o conteúdo.

Atualização às 17h50 do dia 12 de julho de 2021: A Lupa atualizou essa reportagem para incluir checagem de vídeo com conteúdo similar.

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo