A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que homem sem credenciais médicas foi preso em hospital em que Bolsonaro estava internado

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
20.jul.2021 | 13h16 |

Circula pelas redes sociais que a Polícia Civil de São Paulo prendeu um falso enfermeiro que trabalhava dentro do Hospital Vila Nova Star, onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve internado até o último domingo (18). O homem foi identificado como Joilton Batista Silverio. Ele supostamente teria passagem pela polícia por tentativa de homicídio e seria filiado ao PCdoB. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Policia Civil de SP acaba de prender um falso enfermeiro dentro das dependencias do Vila Nova Star onde o Presidente Jair Bolsonaro está internado. Joilton Batista Silverio foi detido pela segurança do hospital já dentro no andar onde Bolsonaro se recupera da obstrução intestinal. Ele tem passagem na policia por tentativa de homicidio e é filiado ao PCdoB”
Texto que circula junto com imagem no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança de São Paulo informou, em nota, que não prendeu nenhum falso enfermeiro que estaria trabalhando no Hospital Vila Nova Star, onde o presidente Jair Bolsonaro esteve internado até o último domingo (18). Procurada, a assessoria de imprensa da Rede D’Or São Luiz também comunicou que a informação “não procede”.

O homem que aparece na foto que circula junto com essa mensagem se chama José Henrique de Souza Filho (aqui e aqui). Ele foi preso em abril deste ano após ser flagrado trabalhando dentro de um hospital em Manaus com um jaleco e sem identificação no quadro dos funcionários. Embora ele seja, de fato, um “falso enfermeiro”, esse caso não tem nenhuma ligação com Bolsonaro ou com o hospital no qual ele estava internado.

Além disso, não foi possível localizar nenhum filiado do PCdoB com o nome de Joilton Batista Silverio no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro foi internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, após apresentar um quadro de obstrução intestinal. Ele ficou quatro dias no estabelecimento de saúde e teve alta no último domingo (18)

Essa informação também foi verificada pelo Fato ou Fake e Boatos.org.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo