Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo que mostra Bolsonaro cercado por apoiadores não foi gravado na saída de hospital

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.jul.2021 | 19h40 |

Circula pelas redes sociais um vídeo em que se ouve várias pessoas gritando “Mito! Mito! Mito!”. Em seguida, aparece o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que sorri e acena para os apoiadores, enquanto caminha cercado por seguranças. De acordo com a legenda do vídeo, a gravação ocorreu quando ele deixou o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, no último domingo (18). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Bolsonaro ao deixar o hospital confirma alto índice de rejeição”
Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que mostra Bolsonaro cercado por apoiadores não foi gravado no último domingo, quando ele teve alta do Hospital Vila Nova Star. As imagens foram feitas em 13 de maio deste ano, durante a chegada do presidente ao Aeroporto de Maceió, em Alagoas. Um vídeo da Record News mostra que, no exato momento em que ele deixou o estabelecimento de saúde, havia um grupo de repórteres no local e não se ouviam apoiadores. Além disso, Bolsonaro usava uma camisa diferente, azul-escura, e máscara branca – no aeroporto, ele trajava camisa azul-clara e estava sem máscara.

Na gravação que circula pelo WhatsApp, é possível ver ainda, aos 40 segundos, uma placa amarela com a palavra “Desembarque”. Logo depois, aparece também um outdoor situado no saguão do local, retratado em textos e vídeos publicados sobre a visita. As cenas da recepção foram registradas de ângulos diferentes em vídeos feitos por apoiadores, divulgados pela imprensa local. Bolsonaro visitou a capital para inaugurar um conjunto de obras, incluindo 500 moradias e um complexo viário.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo