Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Luana Piovani não gravou áudio defendendo Bolsonaro e criticando urnas eletrônicas

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.jul.2021 | 17h00 |

Circula nas redes sociais um áudio que supostamente teria sido gravado pela atriz Luana Piovani. Na mensagem, ela estaria defendendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e criticando as urnas eletrônicas. “Se Bolsonaro não ganhar em primeiro turno eu acredito até nas urnas serem burladas, porque eu lembro quando Aécio tava ganhando, do nada, a Dilma virou”, diz a voz na gravação. Além disso, a mulher no áudio também aparece criticando o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e outros países, como a Venezuela e a Bolívia. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Mensagem gravada pela Luana Piovani! Falou a pura realidade!! Fora comunismo!”
Texto que circula junto com vídeo no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O áudio que circula pelas redes sociais não foi gravado pela atriz Luana Piovani. Não há qualquer registro em reportagens ou nas redes sociais que comprove que a gravação tenha sido feita por ela. A assessoria de imprensa da atriz, por sua vez, informou que o conteúdo é falso e que a voz não é de Luana. De fato, comparando-se a voz da atriz com a voz da mulher do áudio, é possível ver diferenças. 

Essa informação falsa começou a circular pelas redes sociais em 2018, antes das eleições presidenciais. Naquele ano, Bolsonaro foi eleito no segundo turno após derrotar o candidato Fernando Haddad (PT). Desde aquela época, acusações de urnas fraudadas vêm sendo defendidas por apoiadores do presidente, que acreditam que Bolsonaro venceu no primeiro turno da disputa. Não há, no entanto, qualquer prova de que isso tenha ocorrido. 

Essa informação também foi verificada pelo Fato ou Fake

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo