Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Estadão não publicou reportagem dizendo que Joice se feriu em acidente de carro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.jul.2021 | 18h03 |

Circula pelas redes sociais que o Estadão, site do jornal O Estado de S. Paulo, teria publicado uma reportagem “exclusiva”, informando que a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) se machucou após sofrer um acidente de carro, por estar alcoolizada. A imagem indica que o veículo teria “revelado a farsa” e mostra o logotipo do Estadão. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Estadão. Exclusivo. A farsa revelada [Joice Hasselmann]”
Texto em imagem que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O Estadão não publicou nenhuma reportagem “revelando uma farsa” e informando que Joice Hasselmann teria ficado machucada após sofrer um acidente de carro por estar alcoolizada. Na realidade, todos os textos produzidos pelo veículo até as 17h30 desta segunda-feira (26) indicavam que a investigação ainda estava em andamento. Não havia, portanto, nenhuma conclusão sobre o que ocorreu.

Na última quinta-feira (22), o Estadão – e outros veículos de comunicação – informaram que a deputada acionou a Polícia Legislativa, relatando ter sofrido uma agressão dentro de casa. Joice disse não saber o que aconteceu. Ela contou que acordou em uma poça de sangue no dia 18 de julho, um domingo, sem memórias da noite do incidente. O marido da parlamentar, o neurocirurgião Daniel França, estaria dormindo em um outro quarto do apartamento e não teria visto o episódio.  

Na sexta-feira (23), Joice concedeu uma entrevista ao Estadão e reconstituiu o episódio que resultou em seus ferimentos. Ela também descreveu os hematomas pelo corpo. No fim de semana, em entrevista coletiva, o marido da deputada federal negou ter agredido a mulher

Essa informação também foi desmentida pelo Estadão Verifica

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo