A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?
Foto: Júlio César Guimarães/COB
Foto: Júlio César Guimarães/COB

#Verificamos: É falso que ginasta se apresentou na Olimpíada com música que homenageia Bolsonaro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.jul.2021 | 18h03 |

Circula pelas redes sociais que a ginasta brasileira Rebeca Andrade teria utilizado o “funk de Bolsonaro” como trilha sonora para sua apresentação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no Japão. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Ginasta brasileira se apresenta com música de apoio a Bolsonaro e TV Globo é obrigada a transmitir”
Vídeo que, até 17h do dia 28 de julho de 2021, havia sido visualizado por 37 mil usuários no Instagram

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A ginasta Rebeca Andrade não se apresentou ao som do “funk de Bolsonaro”, em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nos Jogos Olímpicos. Na realidade, a atleta escolheu realizar sua performance com uma versão do funk “Baile de Favela”, composto por MC João

A trilha sonora utilizada por Rebeca foi feita pelo produtor musical Misael Passos Junior e outros colaboradores. No seu Instagram, Misael conta que a música de Rebeca mistura o funk com música clássica. “Com as idéias incríveis do Rhony de misturar Bach com funk , e a direção toda da Angela, a gente conseguiu um resultado muito legal. Lógico que acabei dando uma re-harmonizada no funk rsrsr, mas ainda é funk Baile de Favela!”, escreveu Misael em seu perfil na rede social. Procurado, o produtor musical informou, em áudio enviado pelo Instagram, que a trilha não tem motivação política.

Mencionado no post, o “funk do Bolsonaro” foi feito pelo MC Reaça e também é uma versão de “Baile de Favela”. Ele utilizou a mesma batida da música original, porém alterou a letra para realizar uma homenagem ao presidente. Em abril de 2018, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) publicou um vídeo em seu Facebook que mostra a paródia. 

Essa informação também foi verificada pelo Comprova

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo