Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Italo Ferreira disse que ver Lula na cadeia seria ‘maior prêmio’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.jul.2021 | 18h49 |

Circula pelas redes sociais uma imagem do surfista Italo Ferreira, campeão olímpico do surfe masculino, acompanhada de uma frase atribuída a ele com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O medalhista teria dito que se entristece com a corrupção no Brasil e que ver o petista na cadeia seria seu “maior prêmio”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“‘Fico feliz pela medalha mas fico triste pela corrupção em nosso país. Meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia” – Italo Ferreira para o jornal New York Times
Texto em imagem que, até 18h de 28 de julho de 2021, havia sido compartilhada 11 vezes no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Italo Ferreira não disse a frase atribuída a ele nas redes sociais. A suposta declaração também não foi publicada no site do jornal norte-americano The New York Times ou em outros veículos de imprensa que fizeram entrevistas com o atleta após a vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na madrugada de 27 de julho, Italo disputou a final do surfe masculino contra o japonês Kanoa Igarashi, que havia eliminado o brasileiro Gabriel Medina. Sob ameaça da chegada de um tufão, a organização do evento antecipou a decisão em um dia.

Ao fim da competição, o site do The New York Times publicou uma reportagem sobre os primeiros medalhistas de ouro do surfe em Jogos Olímpicos, destacando a vitória de Italo e de Carissa Moore, estadunidense do feminino. O texto chama o potiguar de “superestrela” da equipe brasileira e narra sua vitória na final. “Ferreira foi engolido por uma onda após uma grande queda no minuto inicial. A primeira coisa que apareceu sobre a água branca borbulhante foi metade de sua prancha quebrada. Uma prancha nova foi entregue a ele na praia, e Ferreira logo conquistou um par de pontuações que deram a ele uma liderança que nunca perdeu”, escreveu o jornalista John Branch.

A única declaração de Italo publicada pelo The New York Times vem na sequência. “‘Para mim, foi um longo dia”, disse Ferreira. ‘Mas foi um sonho que se tornou realidade.’” Fazendo uma busca no site do jornal, não há outras reportagens com declarações do surfista.

Também não houve qualquer declaração semelhante de Italo em entrevistas ao canais SporTV e Bandsports, com quem o surfista conversou ainda molhado, logo após a vitória, e também depois da cerimônia de premiação. Nas quatro entrevistas, não houve qualquer menção a assuntos políticos, tampouco em suas redes sociais. O surfista se emocionou ao falar de sua família e agradeceu a torcida. No mesmo dia, Italo deu entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, e manteve o mesmo tom.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo