Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É montagem foto em que youtuber RaulZito usa camiseta com rosto de Lula

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.jul.2021 | 18h16 |

Circula pelo WhatsApp uma foto em que o influenciador digital e youtuber de games RaulZito aparece vestindo uma camiseta estampada com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). RaulZito foi preso na terça-feira (27) por suspeita de estupro de vulnerável. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Esse é o youtuber Raulzito, preso por PEDOFILIA. Notaram algum detalhe na roupa dele? Se notou, comente sobre o que notou!”
Legenda em imagem que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem, publicada originalmente em agosto de 2020, foi editada para sugerir que o youtuber seria um apoiador do ex-presidente Lula. Além disso, não há menções ao petista nas redes sociais de RaulZito.

Em 24 de agosto de 2020, o youtuber publicou a foto no Instagram indicando a localização de São Caetano do Sul, no interior paulista. “Rapaz, até que dá pra ficar bonitão no inverno. Tanto tempo sem usar roupa de frio… Só preciso de uma academia pra ficar mais parecido com a skin do RzT”, escreveu, fazendo referência ao jogo Fortnite, pelo qual se notabilizou.

RaulZito usava uma camiseta preta por baixo de uma jaqueta da mesma cor. Não é possível identificar a frase escrita na camiseta, mas observa-se algumas letras no lugar onde o rosto do ex-presidente aparece na foto fraudulenta.

Analisando suas contas no Instagram e no Twitter, não há postagens favoráveis ou contrárias a Lula ou a qualquer outro político. Os vídeos de seu canal no YouTube não estão mais disponíveis.

Prisão

Na terça-feira (27), a Polícia Civil do Rio de Janeiro determinou a prisão temporária de Raulino de Oliveira Maciel, conhecido como “RaulZito”, sob a acusação de estupro de vulnerável. O suspeito foi detido em Florianópolis, capital catarinense.

As investigações tiveram início após denúncia das mães de duas vítimas. Os casos teriam ocorrido em Niterói (RJ) e São Caetano do Sul (SP). De acordo com a polícia, RaulZito entrava em contato com atores mirins prometendo trabalhos em uma emissora de TV. As investigações correm em sigilo.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo