Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo viral que mostra ‘chuva de granizo no Paraná’ é antigo

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.ago.2021 | 14h01 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma forte chuva de granizo. A legenda que acompanha a gravação diz que isso teria acontecido recentemente em Campo Mourão, no Paraná, após a onda de frio que atingiu o estado no final de julho. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Olha o frio chegando no Paraná. Chuva de granizo hoje em Campo Mourão – Paraná, causada pela onda de frio que está vindo do Sul e que promete chegar em São Paulo nesta quarta feira. Se cuidem e que Deus proteja os moradores de ruas e em barracos nas comunidades e favelas. Se tiver um agasalho ou um cobertor sobrando, DOE para quem precisa. COMPARTILHE”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até às 13h do dia 02 de agosto de 2021, tinha sido visualizado por mais de 9 mil  pessoas 

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo. As imagens não mostram uma chuva de granizo recente em Campo de Mourão, no Paraná. Embora não tenha sido possível descobrir a origem exata do vídeo, a gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2018. Entre as cidades falsamente apontadas como locais onde a tempestade teria acontecido estão Porto Seguro (BA) e Irecê (BA). No início de 2019, o vídeo também foi compartilhado como se tivesse ocorrido em Orizona (GO), por exemplo. 

Uma forte massa de ar polar chegou ao país no fim de julho, levando frio para várias regiões do país, especialmente no Sul e no Sudeste. O Paraná foi um dos pontos atingidos pela queda brusca de temperatura. Imagens e vídeos dos lugares onde houve neve e chuva congelada no estado foram reunidos em uma reportagem divulgada pelo G1 na última quarta-feira (28)

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌
projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo