Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo de equipe de saúde comemorando ala vazia de Covid-19 não é do Hospital São Lucas no RJ

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.ago.2021 | 17h31 |

Circula pelas redes sociais um vídeo supostamente gravado no Hospital São Lucas, localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), que teria amanhecido sem pacientes com a Covid-19. Ao som da música “Noites Traiçoeiras”, de Padre Marcelo, funcionários da equipe de saúde da unidade celebram o acontecimento. Eles aparecem nas imagens fechando as portas dos lugares onde eram atendidos os pacientes infectados pela doença. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“O Hospital São Lucas (Copacabana-RJ), amanheceu sem pacientes de covid. Então, os Enfermeiros fizeram esse emocionante vídeo para celebrar. Graças a Deus ! Pediram para repassar”

Vídeo que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Hospital São Lucas Copacabana, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, informou que o vídeo não foi filmado na unidade. Também esclareceu que, apesar de os casos da Covid-19 terem diminuído no hospital, ainda existem pacientes em tratamento na unidade de saúde. Atualmente, segundo o painel de monitoramento da Covid-19 da prefeitura do Rio, 37,4% dos leitos de enfermaria e 60% dos leitos de UTI estão ocupados na capital.

O vídeo que circula pelo WhatsApp foi gravado, na realidade, no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.  Pelo menos uma das fotos foi localizada pela Lupa tanto na rede social como no vídeo e outra imagem mostra pessoas paradas num balcão do hospital. Procurada, a assessoria de imprensa da Santa Casa informou, pelo WhatsApp, que o vídeo, de fato, foi feito ali.

Não se trata, no entanto, de um conteúdo oficial divulgado pela instituição. Por telefone, a assessoria da Santa Casa informou ainda que a gravação foi feita em julho por um grupo de profissionais, para comemorar o fechamento de um andar que tinha pacientes com Covid. Apesar disso, ainda há pessoas infectadas em tratamento no local.

O mesmo vídeo tem sido usado para divulgar informações falsas semelhantes em outros estados. Em uma das publicações que circulam pelas redes sociais, a legenda indicava se tratar do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, que teria zerado as internações por Covid-19 e isso estaria sendo comemorado pelos profissionais de saúde da unidade. Contudo, o próprio hospital desmentiu a  informação.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo