A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Bolsonaro está construindo ponte sobre o rio Arinos IV em Porto dos Gaúchos

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.ago.2021 | 17h19 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma ponte sendo construída ao lado de uma outra bem antiga, de madeira, em uma rodovia que passa por Porto dos Gaúchos, no Mato Grosso. O homem responsável pela gravação afirma que a nova estrutura está sendo feita pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Boa tarde, galera. Aqui ó. Porto dos Gaúchos, Mato Grosso. A ponte de madeira aqui ó, mais aqui do lado ó. O nosso governo Bolsonaro, tá?  Vai sair a ponte. 16 anos de PT e não fizeram essa ponte. Bolsonaro chegou agora e aqui ó”
Vídeo que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O governo federal não é responsável pela construção da ponte sobre o Rio Arinos IV, em Porto dos Gaúchos, no Mato Grosso. Na realidade, a obra é uma iniciativa do governo do Mato Grosso, que utilizou investimentos próprios para fazer a estrutura. Segundo a assessoria de imprensa do estado, foram “investidos R$ 18,7 milhões em recursos oriundos exclusivamente do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab)”.

A ponte sobre o Rio Arinos IV começou a ser construída no início de 2020. A expectativa é que ela consiga melhorar a logística de transporte da região. Procurado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério da Infraestrutura, confirmou que a pasta não tem relação com a obra.  

O Fethab foi criado em 2000 pela Lei nº 7.263 e tem como objetivo reunir investimentos para pavimentar rodovias e recuperar estradas do estado. Ele conta com um Conselho Diretor que reúne secretarias do Mato Grosso e as principais entidades do agronegócio. O site do estado indica ainda que os recursos do fundo vem da arrecadação com commodities – algodão, madeira, soja, gado –, óleo diesel e impostos.

Essa informação também foi verificada pelo projeto Comprova.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo