A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Governo Bolsonaro não financiou reforma do Hospital do Fundão

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.ago.2021 | 17h49 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma reforma recente no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, conhecido como Hospital do Fundão, localizado no Rio de Janeiro. Um homem afirma na gravação que a unidade de saúde teria sido reformada pelo governo Bolsonaro, após ficar abandonada durante os governos petistas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

BOLSONARO REFORMOU HOSPITAL ABANDONADO PELO LULA E DILMA”
Texto em imagem compartilhada no Facebook que, até às 17h do dia 5 de agosto de 2021, tinha sido compartilhado por 2 mil pessoas no Facebook 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A reforma do Hospital do Fundão, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi feita com recursos financeiros e mão-de-obra do Movimento União Rio, grupo voluntário que conta com a participação de empresas e organizações não governamentais do estado. Também foi usada parte da verba regular da unidade nesse trabalho. Ou seja, o governo federal não tem qualquer ligação com as melhorias que foram feitas no hospital. 

Em nota publicada no site, a assessoria de imprensa da reitoria da UFRJ comentou sobre a informação falsa que circula pelas redes. “A fala é mentirosa, motivo pelo qual o vídeo foi denunciado ao Facebook”, afirma. A nota esclarece ainda que as reformas são fruto de um esforço realizado pela nova Direção-Geral da unidade, com o apoio da Reitoria da universidade, que buscou doações.

As obras começaram em setembro de 2020 e terminaram em março deste ano, melhorando 128 salas de atendimento da unidade. Ao todo, R$ 2 milhões foram utilizados para realizar a reforma, sendo que R$ 500 mil vieram do Hospital do Fundão. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe verba anualmente do governo federal, usada também para manter a unidade de saúde. Não houve, no entanto, repasse específico do governo Bolsonaro com o objetivo de reformar o hospital. 

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo