A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Lula foi recebido com gritos pedindo ‘cadeia’ na Feira do Paraguai

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.ago.2021 | 20h05 |

Circula pelo WhatsApp um vídeo que, segundo a legenda, seria o resultado de um “teste de popularidade” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gravação mostra várias pessoas gritando repetidamente “Lula na cadeia!” na Feira do Paraguai, nome pelo qual é conhecida a Feira dos Importados, uma área de comércio popular localizada em Brasília. Um homem diz que o local “parou” e que até saiu da loja. “Isso é a força que o cara tem. O Lula dizer que quer ser candidato a alguma coisa… Já era, meu irmão”, afirma. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Lula testa sua popularidade kkkk”
Legenda de vídeo do TikTok que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens exibidas no vídeo foram gravadas em 4 de dezembro de 2019, durante visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Feira dos Importados. Não se tratava, portanto, de uma visita recente do ex-presidente Lula ao local, muito menos de um teste de popularidade do petista. A falta de máscaras nas pessoas que aparecem nas imagens indica se tratar de uma gravação antiga, feita antes da pandemia da Covid-19.

Bolsonaro esteve no centro de compras durante cerca de 20 minutos, comeu dois pastéis e tomou um refrigerante. Há diversos vídeos que registram toda a visita, mas de outros ângulos. Em uma gravação divulgada pelo Poder360, podem-se ouvir os mesmos gritos de “Lula na cadeia”, aos 12 minutos. Cenas semelhantes também estão disponíveis em canais de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais. Em outros momentos as pessoas também gritam “Mito!”, mas esses trechos foram removidos da versão que circula nas redes sociais.

Existem outros elementos comuns entre os vídeos. Pode-se ver, por exemplo, uma guirlanda de Natal pendurada no teto. Também aparece a estrutura metálica de cobertura da Feira dos Importados. Além disso, o som dos gritos de “Lula na cadeia” no vídeo viral coincide com o exato momento em que Bolsonaro passa diante de uma placa do Banco 24 Horas, o que também é confirmado pelas outras gravações dessa visita.

Uma checagem semelhante foi feita pelo Boatos.org.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo