A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Foto de Dilma com veículo blindado não foi tirada durante desfile em 2015 

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.ago.2021 | 12h33 |

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao lado de um veículo militar blindado. A legenda que acompanha a imagem afirma que “os governos de esquerda” também realizavam desfiles com esses veículos, semelhantes ao promovido pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira (10) em Brasília. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“O mesmo desfile de hoje, porém, em 2015… sem nenhum chilique da ESQUERDA nem da mídia…..afinal, eles podem TUDO!!
Texto em imagem que, até às 11h do dia 12 de agosto de 2021, tinha sido compartilhado por 280 pessoas no Facebook 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A fotografia mostra o dia em que a ex-presidente Dilma fez uma visita ao primeiro protótipo do Guarani, veículo blindado para transporte de pessoal desenvolvido pelo Exército Brasileiro e a fabricante Iveco. A vistoria ocorreu em abril de 2011, em comemoração do Dia do Exército. Outras imagens do evento mostram que havia apenas um veículo, ou seja, não houve um desfile de vários tanques, conforme afirma a legenda da imagem. 

A imagem acusa “governos da esquerda” de terem promovido desfiles com tanques em Brasília. Embora isso tenha ocorrido em ocasiões especiais, como desfiles de 7 de setembro, esse tipo de demonstração nunca foi feita em um dia de semana, coincidindo com uma votação importante no Congresso.

Na última terça-feira (10), cerca de 40 veículos da Marinha, incluindo tanques, desfilaram em Brasília, passando na frente do Congresso e do Palácio do Alvorada. Na ocasião, Bolsonaro assistiu a passagem dos veículos. Oficialmente, o governo diz que não se tratava de um desfile, e sim que os veículos vinham do Rio de Janeiro e estavam a caminho de Formosa (GO), onde acontecerá um evento militar em 16 de agosto. O fato de passarem diante do Congresso durante a votação do voto impresso seria uma “coincidência”. Contudo, esse evento acontece anualmente desde 1988, e os veículos nunca passaram por Brasília.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo