A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que governador da Bahia não entregou equipamentos agrícolas doados por Bolsonaro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.ago.2021 | 18h35 |

Circula pelas redes sociais um vídeo dizendo que o governador da Bahia, Rui Costa (PT),  não entrega uma série de equipamentos agrícolas que poderiam auxiliar os pequenos proprietários rurais do interior do estado, como batedeiras de feijão e roçadeiras. Segundo o narrador da gravação, as máquinas teriam sido doadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas não teriam sido distribuídas por questões políticas. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Batedeira de feijão tá aqui no Dnocs, que Bolsonaro mandou aqui em Sussuarana e eles não entregaram! Eles não entregaram. Tentando fazer política no interior, entendeu? Para enganar o eleitor. Olha aqui. Bolsonaro mandou tudo isso aqui para mandar para o interior. Você que é do interior que tá sem roçadeira, sem batedeira de feijão, tá tudo aqui no Dnocs (…) Eles entregam isso na época da eleição para enganar vocês, entendeu? Para enganar vocês. (…) Isso daqui é o governo do PT. PT, PMDB, PSDB o DEM… Trabalha desse jeito. O comunismo é isso”

Vídeo que circula pelo WhatsApp

FALSO

As informações do vídeo analisado pela Lupa são falsas. As máquinas mostradas na gravação estavam em um estabelecimento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional. Sendo assim, é o governo federal que mantém sob sua guarda esses equipamentos – e não o estadual, como afirma o homem na gravação. Por esse motivo, é falsa a afirmação de que o governador da Bahia estaria retendo as máquinas para se beneficiar do seu envio em época de eleição.

As assessorias de imprensa do Dnocs e do governo da Bahia esclareceram, por e-mail e pelo WhatsApp, que as informações exibidas no vídeo estão incorretas. Além disso, as imagens exibem uma situação que não existe mais naquele local, uma vez que o estabelecimento se encontra vazio atualmente.

O Dnocs encaminhou uma gravação de 11 de agosto deste ano feita pelo coordenador do departamento na Bahia, Lucas Lobão, mostrando que não há mais máquinas em estoque. Ele afirma que o vídeo que circula pelas redes sociais foi feito há mais de um ano. “Tô fazendo esse vídeo para desmentir aquela informação do vídeo que foi postado pelo senhor Ernando, que falou que tinha batedeira, roçadeiras aqui paradas no Dnocs. Nós trabalhamos para atender o pequeno produtor rural de uma forma mais breve possível”, diz.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo