Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Lula foi recebido aos gritos de ‘O ladrão chegou!’ em aeroporto no Recife

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.ago.2021 | 16h57 |

Circula pelo WhatsApp um vídeo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca de um jatinho ao chegar a Recife (PE) e é recebido com gritos de “O ladrão chegou!”. Nas imagens, o petista acena aos presentes e segue caminhando junto à comitiva que o acompanhava, enquanto manifestantes que não aparecem na gravação teriam criticado o político. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“O Lula Ladrão chegou!!!
O povo de Recife foi hoje ao aeroporto internacional dos Guararapes receber ‘O nove dedos’, Lula. A Recepção foi aos Gritos de: ‘O Ladrão Chegou’”
Vídeo que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo em que Lula é recebido no Recife aos gritos de “O ladrão chegou!” é uma montagem. Imagens gravadas em outros ângulos no mesmo momento, publicadas nas redes sociais, mostram que apoiadores do ex-presidente se reuniram do lado de fora do aeroporto para demonstrar apoio ao petista.

No domingo (15), Lula desembarcou no início da tarde no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes (PE) para iniciar uma série de compromissos políticos em seis estados do Nordeste. Nas redes sociais, o petista comemorou estar “de volta pra casa”. O momento da chegada do petista no aeroporto foi compartilhado nas redes sociais de correligionários, como o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) e o senador Humberto Costa (PT-PE). Em ambos os vídeos, é possível ouvir gritos de apoio ao ex-presidente.

Outros registros, filmados de ângulos diferentes, corroboram para a veracidade das imagens compartilhadas pelos parlamentares petistas. Um vídeo de pouco mais de 2 minutos, postado por um perfil crítico a Lula, mostra o momento completo do desembarque, com um grupo entoando uma canção de apoio ao petista.

O áudio utilizado na montagem é similar ao de um vídeo publicado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) em março de 2018, durante a presença de Lula em um evento na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Em abril, a Lupa verificou outra montagem que usou o mesmo áudio para simular gritos de “O ladrão chegou!” em uma recepção ao ex-presidente.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo