Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É antigo vídeo de manifestação contra Lula no Recife

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.ago.2021 | 17h39 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma manifestação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um grupo de pessoas com bandeiras do Brasil e camisas verde-amarelas grita “Ladrão! Ladrão! Ladrão!”, enquanto um ônibus passa pelo meio da rua. A legenda que acompanha a gravação indica que ela teria sido feita na última segunda-feira (16), durante visita do petista a Recife, em Pernambuco. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Prestígio é esse aíAgora pela manhã em Recife.Lula saindo do hotel”
Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo. A gravação foi feita em novembro de 2019 em Recife, quando o Movimento Vem Pra Rua realizou uma manifestação contra a presença do ex-presidente Lula na capital do estado. Reportagens e vídeos publicados no YouTube na época comprovam que o registro foi feito naquela ocasião – ou seja, as imagens não têm qualquer relação com a visita recente de Lula ao Recife. 

“A manifestação é um contraponto à visita do Lula ao estado de Pernambuco, mas também o Vem Pra Rua aderiu ao pedido de impeachment de Gilmar Mendes. A pressão é para sensibilizar a classe política da reversão da prisão em segunda instância”, comentou o coordenador do Vem Pra Rua Recife, Marcone Ferraz, em entrevista publicada pelo Diário de Pernambuco em 17 de novembro de 2019.

Na época em que o vídeo foi feito, Lula tinha acabado de deixar a prisão, onde permaneceu por 580 dias. Ele foi solto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu que condenados em segunda instância só podem ser detidos depois de esgotados todos os recursos. Reportagens também indicam que ocorreram manifestações em defesa do ex-presidente no Recife no mesmo final de semana. Também houve o Festival Lula Livre, que contou com um discurso do petista.  

Na última segunda-feira (16), Lula estava em Recife e passaram a circular pelas redes sociais alguns vídeos dizendo que ele teria sido hostilizado. A Lupa já desmentiu outras duas publicações que espalhavam essa desinformação. Um conteúdo falso sugeria que o ex-presidente foi recebido com gritos de “O ladrão chegou!” ao desembarcar no aeroporto, enquanto outro indicava que Lula foi expulso de um restaurante da região, o que também não ocorreu.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo