Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É montagem vídeo em que criança elogia Bolsonaro na frente de Lula

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.ago.2021 | 16h51 |

Circula pelo WhatsApp o vídeo de uma criança que, na frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diz que Jair Bolsonaro (sem partido) é um “verdadeiro guerreiro” e que o país estaria quebrado se o atual mandatário não estivesse na Presidência. A fala teria ocorrido em um evento durante a viagem do petista por várias cidades do Nordeste, de 15 a 26 de agosto. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Boa tarde, companheiros e companheiras! Tudo bem? Se não fosse Bolsonaro estar no lugar de Lula, nosso país iria tá quebrado! E é sério, eu tô falando a verdade. Esse que é o verdadeiro guerreiro”
Fala de menino em vídeo que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelo WhatsApp é uma montagem. Na verdade, o garoto que aparece discursando na frente de Lula fez elogios ao petista, a quem chamou de “melhor de todos”, e ainda classificou o presidente Jair Bolsonaro de “racista” e “genocida”.

Na quinta-feira (26), o ex-presidente Lula participou de um evento com lideranças de movimentos negros em Salvador (BA). A capital baiana foi a última parada da viagem do petista a seis estados do Nordeste, onde buscou fortalecer alianças para as eleições do ano que vem. Entre as pessoas que discursaram nesse evento estava a socióloga Ângela Guimarães, presidente nacional da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro). O garoto, que ela identificou como Nicolas Leite, a acompanhou até o microfone e permaneceu ao seu lado durante toda a fala. Ao fim dela, Ângela passou a palavra para a criança, que teria “um presente” para o petista.

Nicolas discursou por cerca de 2 minutos, defendendo o petista e criticando o presidente Bolsonaro: “Boa tarde, companheiros e companheiras! Tudo bem? Hoje eu vou falar que Bolsonaro está destruindo nosso país. Se Bolsonaro destruir nosso país, nosso país vai tá quebrado. Se não fosse Bolsonaro estar no lugar de Lula, nosso país iria tá salvo! Porque Lula é o melhor de todos. […] E é sério, eu tô falando a verdade. Esse genocida [Bolsonaro] continua matando. Ele mata e não quer nem saber de pensar no próximo pra ajudar. Ele odeia sabe o quê? Os pobres que não têm nem uma casa, nem dinheiro. Se fosse que nem Lula, o país estaria salvo. […] Esse que é o verdadeiro guerreiro.” Os trechos sublinhados foram tirados de ordem e utilizados sem contexto na montagem, mudando completamente o sentido original do discurso. Ao final de sua fala, Nicolas entregou um presente para Lula. Ele, o petista e Ângela posaram para fotos.

A Lupa checou outros vídeos atribuídos à viagem do ex-presidente pelo Nordeste. Em um deles, da chegada do petista a Recife (PE), foram adicionados gritos de “O ladrão chegou”. Outras duas gravações eram antigas, registradas em 2017 e 2019 — de um protesto contra o governador de São Paulo João Doria (PSDB) em Natal (RN), e durante uma passagem anterior de Lula por Recife, respectivamente —, mas foram usadas com textos falsos, dizendo se tratar de eventos recentes.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo