A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo de blindados militares em locomotiva não tem relação com protestos de 7 de setembro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.set.2021 | 13h45 |

Circula pelas redes sociais o vídeo de uma locomotiva que transporta blindados e caminhões militares por uma ferrovia. De acordo com a legenda, a cena faria parte dos preparativos para os protestos bolsonaristas que serão realizados em 7 de setembro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“7 de setembro a todo vapor…
Tropa chegando.😎👉👉”
Legenda de vídeo que, até 13h do dia 2 de setembro de 2021, havia sido visualizado por 1,9 mil usuários no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelas redes sociais foi gravado em uma ferrovia do Canadá e originalmente publicado em 2012. Não há relação com os protestos convocados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que ocorrerão no dia 7 de setembro.

Nas imagens, é possível identificar as letras “CN” pintadas nos primeiros vagões do trem. São as iniciais da Canadian National Railway, que diz ser a empresa líder em transporte e logística na América do Norte. Apesar de estar sediada no Canadá, a companhia também atua nos Estados Unidos.

Em 30 de agosto de 2012, o vídeo, de pouco mais de 2 minutos, foi publicado no YouTube. Até a data de publicação desta checagem, somava 1,9 milhão de visualizações. De acordo com o usuário que postou as imagens, tratava-se de um “raro avistamento” do transporte de equipamentos das Forças Armadas canadenses. A locomotiva carregava cerca de cem blindados e outras dezenas de caminhões militares.

A gravação teria ocorrido em um local chamado de “Lovekin”, considerado por aficionados “um dos melhores lugares para ver ferrovias em Ontario”, província no centro-leste canadense. Comparando o cenário do vídeo analisado com a localização de Lovekin no Google Street View, é possível confirmar que as imagens são do mesmo lugar. 

Dessa forma, não há relação do vídeo com os protestos bolsonaristas marcados para 7 de setembro em defesa do voto impresso e pela destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Brasília, o tradicional desfile cívico-militar do feriado da independência não será realizado em razão da pandemia da Covid-19. O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, afirmou que também não há previsão de que desfiles sejam realizados nos estados.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo