A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra pessoas comprando camisa com uma estampa do Bolsonaro 

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.set.2021 | 18h33 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma multidão em uma fila. O homem responsável pela gravação afirma que todas as pessoas teriam se reunido para comprar a camisa com a cara estampada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na rua 25 de março, em São Paulo. Segundo o texto que circula com o vídeo, as pessoas estariam “se preparando” para as manifestações de 7 de setembro. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Povo hoje se preparando p o 07 de Setembro na 25 março”
Texto que circula junto com vídeo pelo WhatsApp

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo. Ele foi gravado em 2018, durante o período eleitoral daquele ano, e mostra apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro comprando camisas na rua 25 de março, em São Paulo. Naquele ano, uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo afirmou que aquela região estava se tornando popular por vender camisas com a estampa do candidato por um preço baixo. 

Atualmente, o vídeo está sendo tirado de contexto para indicar que essa seria uma preparação dos apoiadores do Bolsonaro para as manifestações convocadas para o dia 7 de setembro — pedindo o impeachment de ministros do STF e defendendo o voto impresso, já derrotado na Câmara. Nas redes sociais, a convocação para os protestos tem sido acompanhada pela difusão de conteúdos falsos. Vídeos antigos, como o de uma fila de ônibus estacionados, ou fora de contexto, como o de indígenas acampados em protesto contra o “marco temporal”, estão entre os conteúdos compartilhados com legendas falsas, como se tivessem relação com o 7 de setembro. 

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo