Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo de caminhões em Brasília foi gravado em maio e não tem ligação com o 7 de setembro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.set.2021 | 19h38 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma fila de caminhões estacionados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Um homem narra a gravação enquanto percorre o local e diz se tratar do “pessoal do agronegócio” que está “segurando o país em dois anos de pandemia”. A legenda sugere que as cenas foram retratadas no final de agosto e estão relacionadas aos protestos em defesa do governo federal, marcados para 7 de setembro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“VEJA ISSO HOJE AÍNDA É DOMINGO DIA 29 DE AGOSTO IMAGINA DIA 7 DE SETEMBRO…”
Legenda da vídeo publicado no Facebook que, até as 19h de 3 de setembro de 2021, tinha mais de 22 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo circula pelas redes sociais pelo menos desde 16 de maio deste ano – ou seja, não retrata acontecimentos recentes e não tem nenhuma relação com os protestos em defesa do governo federal marcados para 7 de setembro. Em 15 de maio, um sábado, houve uma manifestação pró-Bolsonaro organizada por grupos de caminhoneiros, religiosos e ruralistas. O ato criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e as medidas restritivas da pandemia, além de defender o voto impresso.

Os caminhões ficaram estacionados na Esplanada dos Ministérios e podem ser vistos em outras gravações divulgadas naquela época. Em um dos vídeos, um homem diz que os veículos chegaram na madrugada, pois não poderiam permanecer muito tempo ali, e foram distribuídos em três fileiras na rua. Outro registro mostra a cena à distância, com o Congresso Nacional ao fundo. Uma gravação feita no dia do protesto também mostra os mesmos caminhões, mas de um outro ângulo. 

Uma checagem semelhante foi publicada pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo