Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É de 2016 vídeo que mostra Alexandre de Moraes sendo vaiado na avenida Paulista

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.set.2021 | 20h03 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes caminhando pela rua e sendo vaiado por uma multidão que se aglomerou ao seu redor. A legenda da gravação afirma que o ministro teria “copiado” o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua aparição teria como objetivo testar sua popularidade. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Ministro Alexandre de Moraes tentou fazer igual Bolsonaro e testou sua popularidade na Rua ….”
Legenda da vídeo publicada no Facebook que, até as 15h de 8 de setembro de 2021, tinha mais de 2,1 mil visualizações

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo. Ele foi gravado em março de 2016 e mostra pessoas vaiando Alexandre de Moraes, que, na época, era secretário da Segurança Pública de São Paulo. Na ocasião, a polícia tentava retirar manifestantes contrários à então presidente Dilma Rousseff da Avenida Paulista, já que um protesto favorável ao governo estava para ser realizado no dia seguinte. Enquanto dava entrevista sobre a situação, Moraes foi agredido e ofendido por alguns manifestantes, e teve de deixar a Paulista sob escolta. 

Moraes ocupou o cargo de secretário da Segurança Pública de São Paulo entre janeiro de 2015 e maio de 2016, durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB). Ele se tornou ministro do Supremo Tribunal Federal no início de 2017, por indicação do ex-presidente Michel Temer (MDB). 

Na última terça-feira (7), o presidente Bolsonaro atacou Moraes em seu discurso, e disse que não acataria decisões judiciais estabelecidas por ele. Desde então, a Lupa vem identificado um aumento de conteúdos falsos que citam o ministro. Nesta quarta-feira (8), por exemplo, verificamos um post que dizia que Moraes teria fugido do país após as manifestações a favor do presidente.

Essa informação também foi verificada pela
AFP

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo