Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Não é montagem foto de pessoa em situação de rua ao lado de manifestantes no 7 de setembro

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.set.2021 | 17h10 |

Circula nas redes sociais que uma fotografia de manifestantes bolsonaristas caminhando ao lado de uma pessoa em situação de rua, deitada no chão. A publicação acusa a imagem de ser uma montagem. Como suposta prova disso, apresenta uma segunda versão da cena, sem a presença do homem deitado na calçada – que seria a original. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“OS ESQUERDOPATAS roubou até a foto original”

Publicação no Facebook que, até as 19h do dia 10 de setembro, tinha sido compartilhada por 52 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem em que manifestantes bolsonaristas passam ao lado de uma pessoa em situação de rua, mostrada no alto do post, é verdadeira e foi fotografada pela jornalista Sarah Teófilo, às 7h10 do dia 7 de setembro deste ano, em Brasília. Na peça de desinformação que circula pelas redes sociais, a cena na parte inferior do post, citada como “original”, foi editada digitalmente. A pessoa em situação de rua foi removida, como forma de questionar o cenário verdadeiro retratado durante os atos favoráveis ao governo de Jair Bolsonaro na última terça-feira.

A fotografia original foi publicada na conta pessoal do Twitter da jornalista cerca de uma hora depois do registro e foi compartilhada 15,8 mil vezes até a publicação desta checagem. Na imagem verdadeira, um homem aparece deitado enquanto manifestantes portando a bandeira do Brasil e carregando um cartaz com a foto de Bolsonaro passam ao seu lado. As informações de data e hora da fotografia estão disponíveis nos metadados do arquivo, fornecido pela jornalista à Lupa. Teófilo afirmou que a situação aconteceu no Eixo Monumental, em Brasília, em um viaduto próximo ao Museu Nacional da República. Ao lado esquerdo da foto é possível visualizar tanto o museu quanto a Biblioteca Nacional. 

As versões manipuladas começaram a circular a partir do dia 8 de setembro, e apontam que a foto original seria “fake news”. Nela, a imagem do homem deitado foi substituída por uma sombra e teve a palavra “original” sobreposta, como forma de esconder a edição.

Uma checagem similar foi feita pela AFP e Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

 

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo