Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Romênia fechou todos os postos de vacinação

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.set.2021 | 17h19 |

Circula pelas redes sociais que a cidade de Brasov, na Romênia, fechou todos os postos de vacinação contra a Covid-19. A publicação sugere que a suspensão da campanha foi uma “vitória” do “povo” e que o governo do país europeu começou a fechar os centros de imunização porque 70% da população romena teria se recusado a receber as doses. O post é acompanhado da reprodução de uma notícia publicada no jornal The Times of India cujo título informa que o país fechou 117 pontos de aplicação de vacinas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“VIVA A ROMÊNIA! 

Louvado seja Deus. Todos os postos de v*cinação em Brasov foram fechados, VITÓRIA ! Aqui na Romênia nós, o povo, temos vencido a batalha contra a depopulação do Sistema através do programa de v*cinas (…)” 

Texto em post publicado no Instagram que, até as 11h do dia 15 de setembro de 2021, tinha sido curtido por mais de 215 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A cidade de Brasov, localizada na região da Transilvânia, na Romênia, não fechou todos os postos de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Departamento de Saúde Pública (DSP) do município, atualmente existem 13 pontos de imunização na região, além de 86 consultórios de médicos de família onde doses de imunizantes contra o Sars-CoV-2 são aplicadas. Não há qualquer comunicado oficial do site do DSP informando que o governo local encerrou ou pretende encerrar a campanha de imunização contra o novo coronavírus.

Em toda a Romênia, país do sudeste europeu, o mapa dos centros de imunização contra a Covid-19, disponível no site do Comitê de Coordenação Nacional para Atividades de Vacinação contra a Covid-19 (CNCAV, na sigla em romeno), mostrou em 15 de setembro centenas de locais onde doses da vacina estão sendo aplicadas em todo o país. Também não existe nenhuma informação oficial na página do CNCAV sobre a suspensão das vacinas contra a doença na Romênia.  


“O governo começou a fechar os centros de v*cinação, 70 % da população recusou ser inoculada e todas as medidas coercitivas falharam.” 

Texto em post publicado no Instagram que, até as 11h do dia 15 de setembro de 2021, tinha sido curtido por mais de 2015 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora alguns centros de vacinação da Romênia tenham sido fechados em julho deste ano, essa medida foi provisória, ou seja, não quer dizer que o governo começou a encerrar a campanha de imunização contra a Covid-19 no país de uma vez por todas. Segundo foi noticiado na época, essa decisão foi tomada porque alguns locais tinham pouca adesão e, caso a demanda voltasse a aumentar, os centros seriam reabertos imediatamente.

Como explicado acima, o país tem, atualmente, centenas de centros para aplicação de doses, segundo o mapa dos centros de imunização contra a Covid-19. Não há qualquer comunicado oficial do governo romeno informando que pretende encerrar a campanha de imunização contra o novo coronavírus. Diferentemente do que sugere a publicação, o comitê local de combate à doença realiza campanhas nas redes sociais estimulando a população a se vacinar. Autoridades de saúde também criaram um projeto que leva equipes móveis para vacinar pessoas em áreas rurais

A publicação tira de contexto uma notícia, publicada em 7 de julho no jornal Times of India. O texto informa que, em razão da diminuição da demanda em alguns postos, as autoridades romenas fecharam 117 centros de vacinação. O texto também tem uma entrevista com o chefe do comitê nacional de vacinação, Valeriu Gheorghita, que disse que se a demanda por vacinação aumentar, os postos fechados serão reabertos. 

O relatório mais recente do país, publicado em 15 de setembro, mostrou que 5,2 milhões de romenos já receberam as duas doses da vacina. De acordo com o Our World in Data, plataforma que reúne informações atualizadas sobre a vacinação em todo o mundo, 27% da população da Romênia já está totalmente vacinada — o que não quer dizer que 73% dos que ainda não foram imunizados tenham recusado as doses. Apenas para comparação, o Brasil, por exemplo, atualmente tem 35% de sua população totalmente imunizada, ou seja, com duas doses.

Esse conteúdo também foi verificado pela AFP

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo