A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que pessoas não vacinadas contra Covid-19 não poderão usar smartphones

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.set.2021 | 16h05 |

Circula pelas redes sociais que pessoas não vacinadas não poderão usar smartphones. A publicação diz que empresas como Google, Apple e Samsung lançaram recursos que permitem a verificação do status de vacinação do usuário, de modo que aqueles que não tiverem tomado o imunizante não poderão usar o celular. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Não vacinados não poderão usar smartphones. Não vacinados terão que voltar ao tempo das cavernas. Google, Apple e Samsung anunciaram recentemente planos para oferecer um recurso que chama prontamente um código QR que pode ser lido para verificar rapidamente o status de vacinação do usuário.”
Imagem publicada no Facebook que, até 15h do dia 30 de setembro de 2021, havia sido compartilhado por 23 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Os aplicativos que permitem a inserção de um certificado de vacinação contra a Covid-19 em smartphones não condicionam o uso do aparelho à validação da vacina. Citadas, Google, Apple e Samsung reforçaram que se trata de um post enganoso. Nenhuma das empresas bloqueia o uso de funções, e as pessoas também não são obrigadas a informar nos celulares se tomaram ou não o imunizante.

O Google permite que usuários de smartphones nos Estados Unidos insiram o certificado de vacinação no aplicativo Google Pay. O objetivo é facilitar a apresentação do documento, requisitado em alguns municípios norte-americanos para entrada em ambientes fechados, como um “passe da vacina”. “Esta é só mais uma funcionalidade oferecida para ajudar as pessoas”, disse a assessoria de imprensa da empresa, em nota.

A Apple anunciou que resultados de testes de Covid-19 e certificados de vacinação poderão ser acessados diretamente no iOS 15, última versão do seu sistema operacional para celulares iPhone. A assessoria de imprensa da companhia reforçou, em nota, que a informação de que pessoas sem vacina não poderão usar smartphones da Apple “não procede e não é oficial”. 

O cartão de vacinação também poderá ser armazenado em aparelhos Samsung por meio do Samsung Pay, um recurso que já funciona nos Estados Unidos. “A Samsung esclarece que o aplicativo Samsung Pay funciona nos EUA como uma carteira digital, onde o usuário pode cadastrar seu certificado eletrônico de vacinação”, afirmou, em nota, a assessoria de imprensa da empresa

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo