Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que manifestantes de esquerda exibiram faixa que diz ‘Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.out.2021 | 14h58 |

Circula em correntes de WhatsApp uma foto na qual manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seguram uma faixa sugerindo que o chefe do Executivo seria o único político que não é ladrão. De acordo com a publicação, a imagem mostraria torcedores do São Paulo Futebol Clube que foram à avenida Paulista no último sábado (2), em São Paulo (SP). Eles teriam escrito “Fora Bolsonaro, o resto é tudo ladrão” em uma faixa, abaixo da frase “Pelo fim do genocídio”. Com isso, levaram a entender que apenas o chefe do Executivo é honesto. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“(…) PELO FIM DO GENOCÍDIO
FORA BOLSONARO, O RESTO É TUDO LADRÃO”
Texto em imagem publicada no WhatsApp

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é falsa. A foto foi adulterada para modificar uma das frases escritas no cartaz de um grupo de torcedores do São Paulo durante os atos contra o governo federal em São Paulo. Uma vírgula e as palavras “o resto é tudo ladrão” foram digitalmente inseridas logo após o pedido de “fora Bolsonaro”, para levar o leitor a uma interpretação equivocada. Na versão original, os manifestantes seguram uma faixa onde se lê apenas “Fora Bolsonaro”, logo abaixo de “pelo fim do genocídio”. Não há nenhuma vírgula ou frase depois disso.

A foto verdadeira foi registrada pelo portal G1 São Paulo durante a cobertura dos protestos realizados em 2 de outubro na avenida Paulista. Essa imagem também foi compartilhada no perfil do portal G1 SP no Twitter para mostrar a participação de torcidas organizadas dos times paulistas na manifestação. 

Na página oficial do grupo de torcedores chamado Bloco Tricolor Antifa, um vídeo sobre a participação deles nos atos de sábado mostra a mesma cena em que seguram a faixa a partir de outro ângulo. No domingo (3), a página do bloco publicou uma nota em que repudia as imagens manipuladas que viralizaram nas redes sociais e mostra as fotos originais.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo