Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que manifestantes de esquerda exibiram cartaz com a palavra ‘siência’

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.out.2021 | 20h04 |

Circula pelas redes sociais uma foto na qual manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seguram um cartaz em que estaria escrito “siência”, forma incorreta da palavra “ciência”. A imagem teria sido registrada no último sábado (2) durante os protestos contra o chefe do Executivo realizados em vários lugares do país. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Essa SIÊNCIA”
Legenda de post no Instagram que, até as 18h do dia 6 de outubro, tinha sido curtido por 1.678 pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é falsa. A foto foi adulterada para modificar uma das palavras escritas no cartaz, deixando a grafia errada. A letra “C” foi digitalmente modificada para parecer com um “S”. Na versão original, as manifestantes seguram uma folha de papel com a palavra “ciência” escrita de forma correta.

A foto verdadeira foi registrada pelo fotógrafo Wilton Junior, do jornal O Estado de S, Paulo, durante a cobertura dos protestos contra Bolsonaro realizados em 2 de outubro no Rio de Janeiro. A imagem também foi compartilhada no perfil do Estadão no Twitter para mostrar que a pauta econômica dominou o ato na capital fluminense.

A Lupa também mostrou que outra imagem da manifestação de 2 de outubro foi adulterada. Na foto modificada, um grupo de torcedores do São Paulo contrários ao presidente Jair Bolsonaro seguravam uma faixa sugerindo que o chefe do Executivo seria o único político que não é ladrão. Na foto original, contudo, os manifestantes seguravam uma faixa onde se lia apenas “Fora Bolsonaro”, logo abaixo de “pelo fim do genocídio”.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo