A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Prefeitura de Recife exige que metade dos atletas juvenis em times da cidade sejam ‘LGBT’

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.out.2021 | 14h30 |

Circula pelas redes sociais uma imagem dizendo que a Prefeitura do Recife exigirá que 50% dos atletas de times esportivos juvenis sejam lésbicas, gays, bissexuais e transgênero. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“SURREAL! PREFEITURA DO RECIFE EXIGE QUE OS TIMES ESPORTIVOS JUVENIS TENHAM 50% DOS SEUS ATLETAS LGBT’S”

Texto em imagem que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A exigência para que times juvenis tivessem metade de atletas LGBTQIA+ valeu apenas para a competição conhecida como Jogos do Orgulho. De acordo com a Prefeitura do Recife, a disputa teve o objetivo de promover a inclusão ativa de jovens desse público específico nas práticas esportivas comunitárias. A primeira edição do torneio aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro. Em nota enviada por e-mail, a assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife disse que a imagem se trata de uma desinformação e aborda de maneira distorcida uma ação inédita destinada ao público LGBTQIA+.

A competição foi dividida nas modalidades de vôlei, futsal e queimado e reuniu mais de 300 jovens recifenses, divididos em 26 times, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro Imbiribeira. Aberto ao público, o evento exigiu o uso de máscaras pelos torcedores. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, em parceria com o governo do estado e as secretarias municipais de Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde, Mulher e Esportes.

No dia 17 de setembro, o portal de notícias da prefeitura convocou os jovens a participarem dos jogos. As regras incluíam ser morador de Recife, ter entre 15 e 29 anos e contar com pelo menos 50% de participantes LGBTQIA+ no time. Nas redes sociais oficiais da Prefeitura do Recife — Instagram, Twitter e Facebook — não há nenhuma menção dizendo que esses requisitos se aplicam a todas as partidas esportivas juvenis do município pernambucano. Tampouco existe qualquer legislação municipal que determine isso.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés e Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo