A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Imagem adulterada de multidão é antiga e não tem relação com ‘caravana Lula Livre’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.out.2021 | 20h07 |

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra uma manifestação com pessoas  usando blusas vermelhas. A fotografia foi adulterada digitalmente, já que é possível ver o mesmo homem em quatro lugares diferentes. A legenda que acompanha a cena afirma que o registro teria sido feito durante uma caravana organizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto conclui que a edição foi feita para mostrar que a caravana estava lotada, já que havia poucas pessoas. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Milagre da multiplicação na caravana Lula Livre. O mesmo gordo aparece em 4 lugares ao mesmo tempo”
Legenda de imagem que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A versão original da fotografia que circula pelo WhatsApp foi feita em uma caminhada do PSB em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, durante a campanha eleitoral de 2012. Ou seja, não tem nenhuma relação com o PT ou com uma suposta “caravana Lula Livre”. A imagem editada, que mostra o mesmo homem quatro vezes, não teve sua origem localizada. Contudo, ferramentas de busca reversa indicam que ela está sendo compartilhada nas redes sociais desde pelo menos 2012. Isso prova que a foto adulterada não foi produzida atualmente por petistas.

A cena original, sem edição, pode ser vista no perfil de Facebook do ex-vereador da cidade Mingo Ramos (PMN, em 2012). Imagens de outros ângulos da caminhada estão disponíveis no site do então deputado estadual Everaldo Cabral (PSB). Em 2012, a imagem foi alterada para parecer que mais pessoas estavam no local. No Facebook, usuários acusaram o PSB de modificar a foto para inflar os números do ato.

Naquele ano, uma reportagem do portal Terra mostrou que a imagem foi publicada no site da campanha do candidato a prefeito de Cabo de Santo Agostinho (PE), Vado da Farmácia (PSB). Eles também indicam que o homem sinalizado quatro vezes na imagem é Lula Cabral, ex-prefeito de Cabo de Santo Agostinho. O Terra procurou a coordenação da campanha e, na época, eles afirmaram que não sabiam a origem da montagem. 

Essa informação também foi verificada por Aos Fatos e Estadão Verifica

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo