A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que ator Murilo Rosa morreu aos 51 anos

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.out.2021 | 18h23 |

Circula pelas redes sociais o link de um texto comunicando a morte do ator Murilo Rosa aos 51 anos. O registro mostra o ex-contratado da Rede Globo em preto e branco com a seguinte descrição: “Descanse em Paz”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Infelizmente acaba de chegar triste notícia sobre o ator Murilo Rosa aos 51 anos: ‘Descanse em paz’”
Título de texto publicado pelo site Notícia Relevante que, até as 17h de 15 de outubro de 2021, tinha 457 compartilhamentos no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O texto sobre a suposta morte do ator foi publicado no dia 13 de outubro de 2021, porém, Murilo Rosa segue em cartaz, no Teatro Opus, São Paulo, com a adaptação brasileira do espetáculo “Barnum — O Rei do Show”.  O artista, inclusive, tem alimentado suas redes sociais, com post diários, convidando seus seguidores para conferirem o musical. A última publicação foi feita no início da tarde desta sexta-feira (15) nos Stories do seu perfil oficial do Instagram, que conta com 1 milhão de seguidores. 

Em contato com a Lupa por telefone, o pai do artista, Odair Rosa, desmentiu a informação. “Isso não procede. Meu filho está muito bem de saúde, nem Covid-19 ele teve. Ele está em cartaz em São Paulo com um espetáculo que é sucesso. Está tudo bem”, garantiu. A peça fica em cartaz até dia 28 de novembro.

Além disso, o título que viralizou integra uma publicação enganosa do site Notícia Relevante. Apesar de a chamada insinuar a morte do artista, o corpo do texto relata a lamentação de Murilo diante das pessoas que perderam suas vidas para a Covid-19. Ou seja, não traz nenhuma informação sobre o suposto falecimento do ator. O portal usou um título capaz de causar comoção para atrair cliques e, com isso, ser muito compartilhado – um grande número de acessos costuma render dinheiro em publicidade online.

Em agosto de 2021, Murilo deixou a Rede Globo após 22 anos de contrato fixo. Seu último trabalho na emissora foi na novela “Salve-se Quem Puder”, interrompida em 2020 por conta da pandemia, mas que teve os últimos capítulos exibidos em 2021. Em breve, o artista poderá ser visto como apresentador da versão brasileira do reality show “The Bridge”, na HBO Max.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo