Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Cotiplás vendeu boneca de vestido com órgão genital masculino 

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
18.out.2021 | 18h47 |

Circula pelas redes sociais que a Cotiplás, empresa que fabrica brinquedos para crianças, teria criado uma boneca que possui o órgão genital masculino e foi comercializada usando um vestido. A mulher responsável pela gravação afirma que a caixa do produto não avisa que a boneca tinha essa característica. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“A filha de uma amiga minha ganhou essa boneca linda de aniversário da tia. Ela veio com essa roupinha. A boneca é uma menina, né, veio com um vestido. Nada na caixa identificava coisa diferente. A criança tem 6 anos de idade, quando ela foi tirar a roupa da boneca, que ela tem costume tirar da roupa e dar banho, brincar… (…) a boneca tá sem a calcinha. Olha o que que a boneca tem. Ela tem um piu-piu e tem o ânus (…) Olha o que é a ideologia de gênero”
Vídeo que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota divulgada nas redes sociais em 15 de outubro, a Cotiplás informou que não fabrica ou comercializa qualquer boneca com as características do modelo mostrado no vídeo. Na realidade, a empresa é responsável apenas pelo vestido que aparece na gravação – é por esse motivo que o nome “Cotiplás” aparece em uma etiqueta. O fabricante afirmou que essa roupa foi colocada indevidamente e de forma maliciosa, com o objetivo de provocar confusão nos consumidores. 

No texto de esclarecimento, a Cotiplás também explica que acionará a Justiça contra os responsáveis pelo vídeo. “A Cotiplás lamenta profundamente a disseminação de notícias falsas a seu respeito, de modo que a diretoria executiva tomará todas as medidas cabíveis de investigação e punição dos verdadeiros responsáveis pela autoria e disseminação desta fake news”, diz a nota. 

Também não há nenhuma boneca desse tipo sendo comercializada pela Cotiplás no site da empresa. O vestido exibido no vídeo e compartilhado nas redes sociais não aparece na página, bem como não há nenhuma boneca com as características citadas na gravação – ou seja, de vestido e com órgão genital masculino.  

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo