A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Bandeja com carcaça de galeto é obra de arte feita para criticar a fome no país

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.out.2021 | 15h41 |

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra uma carcaça de galeto sendo vendida em uma bandeja de isopor por R$ 1,90. A legenda que acompanha a foto destaca o cenário de fome no Brasil e culpa o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por essa situação. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Quem tem coragem de vender isso [carcaça de galeto] também tem que arder no inferno! Bolsonaro acabou com nosso país”
Legenda de imagem que, até as 15h de 21 de outubro de 2021, tinha sido compartilhada por 400 pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem mostra uma obra de arte, não uma bandeja que foi realmente vendida em um estabelecimento comercial. O autor da peça, Flávio Costa, publicou no Twitter essa fotografia. O registro faz parte da série “Mercado da Fome”, que está sendo produzida por ele. “Resolvi fazer esse ensaio depois que vi ossos e carcaças de peixe sendo comercializados ao invés de doados. A imagem, sem legenda, é crível”, escreveu o artista, em seu perfil no Twitter. 

A situação em que Costa se baseou para elaborar a peça artística tem acontecido recentemente no país, com o aumento da fome, o grande número de desempregados e a alta na inflação dos alimentos. No fim de setembro, o jornal Extra publicou em sua capa fotos e relatos que mostram a distribuição de ossos e restos de carne para pessoas na zona sul do Rio de Janeiro. Depois disso, outros casos de brasileiros coletando comida em caminhões de lixo também foram compartilhados pela imprensa e nas redes sociais.

Em 2020, a fome no país cresceu e passou a atingir 19 milhões de brasileiros, segundo dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 

Essa informação também foi analisada pelo Aos Fatos

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo