Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo de troca de trilhos em ferrovia é antigo e não tem relação com o governo Bolsonaro

Estagiária | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.out.2021 | 15h30 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra a remoção de trilhos antigos e colocação de trilhos novos em uma ferrovia. A legenda que acompanha a gravação afirma se tratar da construção de um trecho que vai ligar a cidade de Lucas do Rio Verde (MT) ao Maranhão, feito pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Olha o maquinário que esta sendo usando para fazer a estrada de ferro que vai da região de Lucas do Rio Verde até o Maranhão. Já estão em Marabá no Pará. Golaço do presidente. Se você não compartilhar ninguém ficará sabendo. A Globo não mostra”

Legenda de post publicado no Facebook que, até as 17h de 20 de outubro de 2021, tinha 23 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo original da colocação dos trilhos está disponível no canal diiselrong no YouTube. Pelas imagens, não é possível identificar o local onde foi feito o registro. A legenda que acompanha a gravação, no entanto, indica que o local mostrado fica na Estônia, país no norte da Europa — ou seja, a filmagem não ocorreu no Brasil. Além disso, o vídeo está no YouTube desde 26 de outubro de 2017, quando foi publicado. Portanto, a obra mostrada nesse registro já estava sendo realizada antes de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser eleito.

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério de Infraestrutura afirmou que as imagens do vídeo não têm relação com o trecho mencionado entre Lucas do Rio Verde (MT) e o Maranhão. Tampouco há obras em andamento nessa região. A nota diz ainda que somente no município de Marabá (PA), existe uma ferrovia, que é a Estrada de Ferro Carajás, construída e inaugurada nos anos 1980.

Em agosto de 2019, a Lupa verificou uma outra publicação que compartilhava um vídeo de uma máquina colocando trilhos em uma ferrovia. A legenda citava o mesmo trecho entre a cidade de Lucas do Rio Verde (MT) e o Maranhão. A gravação, contudo, mostrava uma colocação de trilhos na Suécia com maquinário que foi desenvolvido pelas empresas CEAB e RF-System, ambas localizadas no país europeu. 

A Lupa também verificou, em maio do mesmo ano, outro vídeo que mostrava a construção de uma ferrovia e atribuía a obra ao governo Bolsonaro. Contudo, a gravação já circulava na rede em 2018 e registrava a expansão da Estrada de Ferro Carajás pela Vale.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo