Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo que mostra rua com propriedades danificadas foi gravado na Colômbia, não na Venezuela

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.out.2021 | 17h50 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma rua com entulhos, um homem chorando em frente a um prédio com marcas de incêndio e vários comércios danificados. Na publicação está escrito “Esta é a Venezuela de 2021. Fica aí a dica para 2022. Triste de ver”. No áudio, os homens, que filmam de dentro de um carro, lamentam as cenas em espanhol. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Esta é a Venezuela de 2021”
Vídeo publicado no Tik Tok que, até às 15h30 do dia 21 de outubro de 2021, havia sido compartilhado 1.920 vezes

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi gravado na Colômbia, não na Venezuela. As cenas mostram, na verdade, um trajeto pela rua 13 da cidade de Cali, a partir da rodovia Sul 13-01. O mesmo caminho pode ser percorrido pelo Google Maps. No início da filmagem, é possível ver o Hotel La Luna coberto por cinzas. Em 3 de maio de 2021, o primeiro piso do prédio foi incendiado em um protesto da greve nacional da Colômbia, segundo o jornal El Tiempo.

O homem chorando com um pano branco na mão, que aparece no vídeo analisado, é Carlos Peralta. Para El Tiempo, ele contou que trabalha no hotel e estava hospedado com seus três filhos no momento do incêndio. Pelo seu depoimento, sabe-se que o vídeo analisado foi gravado no dia 4 de maio de 2021, após a manifestação que ocorreu no dia anterior. Mais à frente, a gravação mostra outros pontos destruídos nos arredores, como o Banco de Bogotá e o Bancolombia. 

A série de protestos da greve nacional colombiana de 2021 começou no dia 28 de abril, motivada pelo anúncio de uma reforma tributária no país, depois retirada pelo presidente Iván Duque. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Européia expressaram preocupação com a violenta repressão policial contra civis nas manifestações das maiores capitais, como Bogotá, Medellín, Manizales e Cali

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo