Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso texto que anuncia fórmula infantil com hormônios para ‘bebês transgêneros’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.nov.2021 | 15h45 |

Circula pelas redes sociais um texto dizendo que a empresa Abbott, fabricante de suplementos nutricionais, criou uma fórmula infantil com “hormônios para bebês transgêneros”. Juntamente com o texto, é compartilhada também uma foto de uma embalagem do Similac Early Transition, versão do produto que supostamente teria essa característica. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Em resposta a uma avalanche sem precedentes de pedidos de 3 ativistas no Twitter, os fabricantes de alimentos para bebês finalmente anunciaram que fornecerão fórmula infantil com hormônio para bebês transgêneros. (…)”

Texto compartilhado no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Abbott, responsável pelas fórmulas infantis da marca Similac, não possui em seu catálogo nenhum produto com as descrições do texto que circula pelo WhatsApp. Essa informação pode ser conferida realizando uma busca pelo site da empresa. O texto compartilhado nas redes sociais é uma tradução de um post que foi originalmente publicado no site The Babylon Bee, que se apresenta como “o melhor site de sátira do mundo”. 

Apesar de a página avisar sobre o teor dos seus conteúdos, a peça humorística vem sendo compartilhada como se fosse verdadeira no Brasil. “Totalmente inerrante em todas as suas afirmações de veracidade. Escrevemos sátiras sobre coisas cristãs, políticas e da vida cotidiana”, destaca o site. O Babylon Bee também brinca com a sua própria história e diz que foi a principal fonte de notícias em grandes eventos mundiais, tais como a Torre de Babel, narrativa presente na Bíblia.

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo