Tem certeza que deseja sair da sua conta?

De olho em 2022, Lupa terá programa de treinamento em checagem de fatos

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.nov.2021 | 10h00 |

Como parte das comemorações de seis anos, a Lupa lança nesta quinta-feira (4) o Mirante, seu programa de treinamento em checagem de fatos. O foco da primeira edição será a cobertura eleitoral de 2022. No programa, que terá duração de três meses, os trainees aprenderão técnicas de combate à desinformação em contextos eleitorais, além de conhecer de perto a atuação da Lupa no Jornalismo e na Educação, pilares da plataforma na construção de soluções contra os conteúdos falsos.

Serão 15 vagas para treinamentos que envolvem capacitação em técnicas jornalísticas de combate à desinformação, checagem de fatos, monitoramento de conteúdos falsos e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado em plataformas digitais, além de ações de educação midiática com foco no desenvolvimento do pensamento crítico.

“Este programa é a materialização de um princípio há muito defendido pela Lupa: a solução para a desinformação passa pela educação e pelo fortalecimento do jornalismo. Queremos que nossos trainees tenham uma formação completa em verificação de fatos e educação midiática, para que possam estar ao nosso lado na luta contra a desinformação”, diz Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.

O Mirante é aberto a estudantes e profissionais de todas as áreas que tenham interesse em construir soluções de combate à desinformação explorando o Jornalismo e a Educação. Além da formação teórica, os selecionados terão um período de vivência prático na Lupa, participando ativamente na elaboração de checagens e projetos especiais. Ao final, irão construir um produto de combate à desinformação com foco na Eleição 2022.

Os trainees da Lupa serão acompanhados pela diretoria-executiva da empresa e por tutores com experiência nas áreas de atuação pelas quais a plataforma é reconhecida internacionalmente. Também terão noções de desenvolvimento de modelos de negócio e operação de empresas jornalísticas.

O treinamento é totalmente gratuito e será feito remotamente. A partir dessa formação, parte dos selecionados irá atuar na redação da Lupa durante a cobertura eleitoral do próximo ano. As inscrições serão abertas no dia 17 de novembro, com o lançamento do edital. Os selecionados serão conhecidos em 13 de janeiro de 2022.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo